UFBA lamenta falecimento do artista plástico Sante Scaldaferri

Data de publicação: 13 de maio de 2016

Sepultamento será realizado hoje (16/05), às 17 horas

A Universidade Federal da Bahia lamenta profundamente o falecimento do artista plástico Sante Scaldaferri, graduado na Escola de Belas Artes desta Universidade. O sepultamento será realizado hoje (16/05), às 17 horas, no Cemitério do Campo Santo – Federação.  A UFBA manifesta suas condolências aos familiares, amigos e colegas pela irreparável perda ocorrida no cenário artístico local e nacional.

Sante Scaldaferri (Salvador BA, 1928 – 2016). Pintor, gravador, tapeceiro, ator, cenógrafo, professor. Em 1957 forma-se em pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Na mesma instituição estuda a técnica de encáustica com Rescála (1910 – 1986) e faz curso livre de gravura com Mario Cravo Júnior (1923). Scaldaferri é responsável pela implantação, em Salvador, dos centros de formação artesanal do Serviço Social do Comércio – Sesc, do Serviço Social da Indústria – Sesi e da Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.

Em meados da década de 1950 atua como cenógrafo em produções relacionadas ao cinema novo e como ator em filmes de Glauber Rocha (1939 – 1981). No início de sua trajetória artística realiza retratos e pinturas de temática social. Entre 1960 e 1964, é assistente artístico da arquiteta Lina Bo Bardi (1914 – 1992) e professor da Escola da Criança do Museu de Arte da Moderna da Bahia – MAM/BA.

O artista criou também vários painéis para espaços públicos localizados principalmente em Salvador. Publicou, em 1997, o livro Os Primórdios da Arte Moderna na Bahia, pela Fundação Casa de Jorge Amado. Em 2000 é realizado o vídeo Sante Scaldaferri – A Dramaturgia dos Sertões, com fotografia de Mario Cravo Neto (1947) e direção de Walter Lima, e, em 2001, o vídeo Sante Scaldaferri: Erudito e Popular, com direção de Maria Ester Rabello. Em 2003 é lançado o livro Sante Scaldaferri: Desenhos, pela Fundação Casa de Jorge Amado.