EBA divulga programação da VIII Mostra de Performance

Data de publicação: 29 de jun de 2018

Arte Negra, imagem e anonimato

A VIII Mostra de performance: Arte Negra, imagem e anonimato dá continuidade à ideia de produzir um coletivo de arte de ação com temáticas atualizadas, que tragam questões relacionadas ao anonimato da produção artística negra na cultura brasileira. E, a participação negra na construção simbólica da arte, particularmente, a invisibilidade e posição social desse(a) artista que gera uma série de interpretações sobre o fenômeno étnico/racial: O corpo negro como “texto revolucionário” em estado de performance e a performance negra como “contexto político” em estado de imagem.

Partindo do ponto de vista que, para pensar performance negra, imagem e anonimato é preciso entender suas questões e pressupostos, causas e consequências, articulações estéticas e ideológicas, além de outros estados de visibilidades, identidades e identificações culturais.

A Mostra de Performance dá continuidade às discussões sobre arte negra contemporânea nas categorias: performance, vídeo e fotografia e abre espaços para manifestações artísticas marcadas pelo reconhecimento das suas próprias potencialidades performativas, uma vez que, a performance negra tem criado formas desafiadoras de intervenções “artevistas”. Um rito de passagem em experiências vivenciadas no corpo do artista performer que rompe o “aprisionamento das imagens controladas do racismo invisibilizado”.

Segundo Zeca Ligiéro: “A expressões de Performance Negra nascem aqui, são reprimidas ali, fingem que morrem acolá, para, ressurgirem ainda mais fortes lá adiante”. E, podemos afirmar que a Mostra de performance renasce mais fortalecida a cada edição, transformando o espaço galerístico em lugar de convivência e interatividade, onde comunidade e universidade se retroalimentam entre saberes e conhecimentos.

A partir dessa premissa questionamos: Será o anonimato, capaz de ocultar o(a) performer negro(a) no amplo campo da diversidade artística brasileira? Será o anonimato na arte história, ciência, sociedade e no indivíduo uma ameaça à nossa existência e à liberdade política e cultura.

Ricardo Barreto Biriba

ESCOLA DE BELAS ARTES UFBA | Galeria Cañizares 03 a 17/Julho