Componente sobre Teoria da Fotografia no PPGAV da EBA

Data de publicação: 18 de jul de 2018

No segundo semestre de 2018, professor Dr. Fábio Gatti oferece “Fotografia entre Parênteses: Narrativas Visuais” no programa de pós-graduação da EBA. São 20 vagas para estudantes regulares, de mestrado e doutorado, e 10 vagas para estudantes especiais.
Quanto a inscrição na categoria ‘especial’, por favor consultar as informações no site do PPGAV-EBA-UFBA: https://goo.gl/iFA7vZ
Ementa:

Reflexão sobre os discursos teóricos acerca da fotografia desde os anos 1980 até a atualidade e visitas aos trabalhos artísticos propostas pelos autores, como elementos de uma narrativa visual congenial à escrita. Discussão dos pontos mais enfáticos a cada década: nos anos 1980 a questão do índex, da representação, do fotográfico e do real; a partir de 1990 a entrada da ficção e seu reconhecimento como inerente a fotografia; a fotografia 2.0 na entre década 1990-2000; o pensamento sobre a existência de uma pós-fotografia desde a primeira década dos anos 2000; as discussões atuais acerca do conceito de ontologia.

O programa completo pode ser acessado no arquivo em PDF.