EBA lança convocatória para II Colóquio de Fotografia da Bahia: imagem da política e política da imagem.

Data de publicação: 01 de ago de 2018

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Colóquio de Fotografia da Bahia.  O evento é uma parceria da Escola de Belas Artes da UFBA com o ICBA – Goethe Institut. Consolida um espaço de reflexão que põe em diálogo pesquisadores acadêmicos e artistas visuais que atuam no campo da fotografia. As propostas de comunicação científica e de ensaio artístico podem ser enviadas até o dia 31 de agosto de 2018.

Nesta segunda edição, o Colóquio pauta as relações da fotografia com os processos políticos. A fotografia da política, a política da fotografia e a foto-política são enquadramentos necessários numa época na qual as tecnologias de produção de imagens, no seu sentido mais plural, disputam com a mídia hegemônica o território das ideologias e imaginários de públicos e mercados culturais. Além do tema central, o encontro recebe comunicações científicas e ensaios visuais sobre trabalhos que tenham a imagem fotográfica como objeto de pesquisa.

A novidade dessa segunda edição é a convocatória para ensaios fotográficos. Entendemos por ensaio um conjunto de imagens que tratam de um determinado tema, documental ou ficcional. As propostas devem ter título, resumo expandido da temática e entre quatro a dez imagens. Um Comitê Artístico selecionará os projetos aptos a serem apresentados nas mesas temáticas. Dentre os trabalhos habilitados, a curadoria do Colóquio selecionará os quatro que vão compor os painéis. Será considerada, além da qualidade artística, a aderência temática entre ensaios e comunicações científicas.

O colóquio é um espaço de conversação despojado das formalidades de outros eventos como seminários e simpósios. Painéis são organizados de forma a facilitar diálogos mais democráticos, onde todos podem expor opiniões e experiências sem as amarras hierárquicas das mesas de discussões tradicionais. A proposta é levar o conhecimento acadêmico e artístico aos espaços culturais da cidade.

As inscrições das comunicações científicas e dos ensaios visuais devem ser efetuadas por meio do formulário on-line: https://goo.gl/iWbjkT.

Informações e memória da primeira edição estão disponíveis na página do evento: https://www.facebook.com/coloquioverger/.