Circuito de Exposições Urban Sketchers Brasil

Data de publicação: 01 de set de 2018

O Urban Sketchers ou USk é uma comunidade de correspondentes que reúne pessoas do mundo todo, interessadas em produzir e compartilhar seus desenhos de locação. Essa comunidade global inclui pintores, arquitetos, jornalistas, publicitários, ilustradores, designers e educadores, que publicam desenhos na web, compartilhando também a narrativa e as circunstâncias em que esses desenhos foram feitos.

A Galeria Cañizares da EBA/UFBA, irá reunir a mostra de produção de sketchers de vários USks brasileiros, entre os dias 3 e 18 de setembro de 2018, evento que, integrará o CIRCUITO DE EXPOSIÇÕES URBAN SKETCHERS BRASIL. Este conjunto de exposições é uma atividade vinculada ao III Encontro Nacional do Urban Sketchers Brasil (USk Brasil) que será realizado de 6 a 9 de setembro de 2018 em Salvador, o qual deverá congregar mais de 200 participantes e que conta com apoios diversos (Faculdade de Arquitetura e Escola de Belas de Artes da UFBA, editora GG Brasil, Dina, Hahnemühle, dentre outros).

A ideia do circuito é possibilitar que o visitante possa “reconhecer” alguns locais já vivenciados ao tempo que “conhece” lugares novos através dos desenhos, que possa tanto admirar o virtuosismo de grandes mestres como ser incentivado a produzir seus próprios registros graças ao repertório de recursos, técnicas e olhares que o conjunto de mostras proporciona.

Esta mostra visa a discussão sobre o “desenho de locação”, “croqui in loco” ou, na denominação mais frequente internacional, do “sketch” como produção com particularidades que oscilam entre a obra artística de tradição pictórica mais erudita e a captura rápida, instantânea e despretensiosa próxima do hobby.

Evento: CIRCUITO DE EXPOSIÇÕES URBAN SKETCHERS BRASIL: O DESENHO DE RUA

Quando: 3 a 18 de setembro 2018.

Abertura: 03/09/2018 das 17h às 21h

Visitação: Segunda a sexta das 9h às 18h

Galeria Cañizares

Escola de Belas Artes – Universidade Federal da Bahia

Av. Araújo Pinho, 212

40.110-150 Salvador – Bahia

ENTRADA FRANCA

Curadoria: Profa. Alejandra Hernández Muñoz da EBA/UFBA

Exposição

03 a 18/09/2018 – Mostra Especial de Desenhos de Locação, produção de alguns dos desenhistas de rua que participam do coletivo internacional URBAN SKETCHERS BRASIL. Atividade que integra a semana do 3º ENCONTRO NACIONAL USK BRASIL SALVADOR 2018, que acontece entre os dias 06 a 09 de setembro de 2018 nas mágicas ruas da Cidade da Bahia.

Dia 03/09/2018 17h–21h – Abertura do CIRCUITO DE EXPOSIÇÕES URBAN SKETCHERS BRASIL: O DESENHO DE RUA

Local: Galeria Cañizares/EBA

Dia 04/09/2018 17h–21h – Abertura do CIRCUITO DE EXPOSIÇÕES URBAN SKETCHERS BRASIL: A COMUNIDADE USK BRASIL

Local: Foyer do TCA