Prodep abre inscrições para curso de Braille e tecnologia assistiva

Data de publicação: 18 de set de 2018

CURSO “BRAILLE E TECNOLOGIA ASSISTIVA”

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas, através da Coordenação de Desenvolvimento Humano e do Núcleo de Capacitação, em parceria com o NAPE (Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais), torna pública a abertura de inscrição para o curso presencial “BRAILLE E TECNOLOGIA ASSISTIVA”.

Este curso é parte do Programa de Capacitação em Inclusão e Acessibilidade e tem como objetivo promover a capacitação dos profissionais da Universidade Federal da Bahia, visando oportunizar a aprendizagem do Sistema Braille; conhecer os recursos de tecnologia assistiva e contribuir para a inclusão dos estudantes com deficiência visual.

Público: Trabalhadores docentes e técnico-administrativos da UFBA

Carga Horária: 24h

Vagas: 25

Datas, dias e horários das aulas: de 02 a 18 de outubro de 2018, às terças e quintas-feiras, das 08h às 12h.

Local: PAF IV – Ondina

Período de Inscrição: 20 a 25/09 ou até que se encerrem as vagas.

Conteúdos:

•  Histórico do Braille no Brasil e no mundo;

•  O Código Braille na grafia da Língua Portuguesa;

•   A Tecnologia Assistiva na mediação dos processos inclusivos;

• Tecnologia Assistiva: definições, classificações e tipos de usuários;

• As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e as pessoas com deficiência;

• Atividades concretas de apoio a alunos com diferentes deficiências para a sua inclusão educacional.

Informações adicionais:

As vagas serão preenchidas obedecendo a ordem de inscrições.

As inscrições devem ser realizadas pelo SIGRH, através do www.sigrh.ufba.br.

O resultado da seleção será divulgado em www.capacitar.ufba.br e também será informado por e-mail aos participantes.

Contatos: 3283-6407 / 6409.