Ibram disponibiliza publicação sobre realização de exposições

Data de publicação: 22 de nov de 2018


(Divulgação) O Instituto Brasileiro de Museus – Ibram disponibilizou nesta quarta-feira (14) a publicação eletrônica Cadernos Museológicos: Planejamento e Realização de Exposições. Escrita pela museóloga Maria Ignez Mantovani Franco, o livro tem como objetivo auxiliar dirigentes e técnicos de museus e outros profissionais que atuam na área de organização de exposições.

Além de aspectos conceituais ligados à organização, planejamento e realização de exposições a publicação trata de temas como curadoria, expografia, educação, segurança, acessibilidade, comunicação, mídias sociais, avaliação e gestão, além de informações e procedimentos característicos do controle técnico de coleções patrimoniais, abrangendo aspectos de documentação e negociação de empréstimos de obras, recomendações de conservação preventiva, condições de seguro de bens musealizados, modelos de embalagem, características de transporte, estratégias e logística de deslocamentos nacionais e internacionais, assim como questões de segurança atinentes a operações e acervos envolvidos.

A publicação Planejamento e Realização de Exposições é o terceiro volume da Coleção Cadernos Museológicos, que visa disponibilizar conhecimentos técnico-científicos voltados para os profissionais do campo museológico brasileiro. Os outros dois volumes da Coleção, Acessibilidade a Museus e Segurança em Museus, também estão disponíveis para download gratuito no site do Ibram.

Sobre a autora

Maria Ignez Mantovani Franco é fundadora da empresa Expomus – Exposições, Museus e Projetos Culturais e já atuou em cerca de 250 projetos de exposições nacionais e internacionais.Foi vice-presidente e representante para a América Latina do Comitê Internacional de Museus de Cidade (Camoc) do International Council of Museums (Icom), diretora do Icom Brasil.

© 2016 Todos os direiros reservados - Desenvolvido por uma cria da casa