Nota de gratidão e agradecimento ao professor Saja

Data de publicação: 13 de fev de 2019

NOTA DE GRATIDÃO E RECONHECIMENTO

À SUA ALTEZA JOSÉ ANTONIO, simplesmente SAJA

A Escola de Belas Artes – UFBA, consternada com o falecimento do PROF. SAJA, lamenta profundamente a lacuna que fica no corpo docente dos quatro cursos desta casa como titular da cadeira de Estética, componente curricular obrigatório na formação do profissional da área das Artes e do Design. Professor da UFBA desde 1978 era lotado no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, onde graduou-se em Filosofia e fez brilhante carreira.

Assim, há quatro décadas como professor ele conviveu com a maioria dos jovens estudantes de diversas universidades de Salvador. Possivelmente na UFBA todos os estudantes e professores tiveram o prazer de ter sido aluno e/ou colega de Saja. Ele foi o professor amigo, inspirador, amparador, acolhedor, ouvidor, exemplo de humildade e sabedoria, querido e reverenciado por todos.

Além de tê-lo como amigo e professor, a Escola de Belas Artes teve a honra de tê-lo também como aluno, pois no período de 1992 à 1995, Saja realizou seu Mestrado na EBA, foi aluno da 1ª turma do Curso de Mestrado em Artes da EBA-UFBA.

Como mestrando da área de Artes ele colocou na prática toda sua teoria do belo; como colega de classe foi exemplar, com toda sua humildade foi participativo, companheiro, realizando suas tarefas práticas e teóricas com a maior desenvoltura e com muito prazer, com alegria de um adolescente descobrindo um novo mundo, o mundo plástico encaixado no mundo das ideias. Fez performances, frequentou nossos laboratórios, construiu peças de cerâmicas para uma intervenção no Solar do Unhão, exerceu um pouco da sua veia de ator na apresentação de textos, mesmo sendo a sua linha de pesquisa a linha de Teoria e História da Arte. Ele se realizou com as práticas artísticas.

José Antônio Ramos Neves dos Santos, “SAJA para todos”, é agora um “Facho de Luz” a iluminar no infinito os novos caminhos a trilhar e compartilhar com os espíritos de luz na companhia da grande Mestra Nossa Senhora e do Pai Celestial.

Saja querido, como ser Nanci Novais, sou muito agradecida por tudo que aprendi na convivência com você. Na década de 1980 fui sua aluna; na década de 1990 fui sua colega no Curso de Mestrado em Artes na EBA, daí até os dias atuais compartilhamos nossas experiências como colegas na docência, um aprendizado para eternidade.

Desejo que você encontre a sua paz, na eternidade que você projetou e que possa ser você sempre, na sua leveza,,, na sua transparência…
Saudades eternas
Escola de Belas Artes – UFBA