Residência-Exposição Artística RASGO convida para abertura de mostra

Data de publicação: 22 de abr de 2019

O Coletivo Metemão tem o prazer de lhe convidar para a abertura da Residência-Exposição Artística RASGO, que acontecerá do dia 23 de abril às 18h, na Galeria Cañizares, Av. Araújo Pinho, nº 212, Canela.

A residência foi idealizada por estudantes da Escola de Belas Artes – UFBA e é totalmente voltada para a interação entre artistas, o que faz esta possuir um forte cunho educativo e a pretensão de reafirmar a Galeria Cañizares como Galeria-Escola, espaço de aprendizado que possibilita a construção de pontes entre artistas residentes, público e o sistema das artes. Sintetizando o conceito norteador da Residência-Exposição, Rasgo é uma ação sobre (des)construir pontes ou muros, abrir espaço para a interação ou vedar o acesso para a proteção de si; é uma reflexão sobre relações sociais, políticas, étnicas e profissionais.

A visitação da exposição acontece entre os dias 24 de abril e 10 de maio. O convite se estende a toda programação, incluindo os Ciclos de Conversa externos e internos!

A Residência será composta por artistas selecionados pelo processo seletivo, artistas convidados e artistas proponentes. Será permeada por conversas, palestras, produções, montagens e outras possíveis dinâmicas que tenham o objetivo de estruturar o pensamento artístico/poético de cada um dos residentes. Trata-se de um experimento de atelier coletivo no qual a visitação da exposição se dá simultaneamente ao processo produtivo/reflexivo dos residentes. Confira abaixo a lista dos envolvidos!
Artistas residentes selecionados:

Artur Prudente
Bárbara Santos
Felipe Carvalho
Felipe Rezende
Flora Tavares
Gabriel Oliveira
Gabrielle Guido
Henrique Reis
João Cruz
Marcela Almeida
Marcos Sá
Mario Roberto
Milena Ferreira
Rick Van Pelt
Victor Mota
Vinícius Souza

Artistas residentes convidados e colaboradores:

Aislane Nobre

Coletivo Metemão

Com artistas convidados, proponentes e inscritos: 23 de abril – 18h

Os Ciclos
Ciclos externos de conversa com artistas, curadores, galeristas, pesquisadores, professores e críticos de arte convidados.
Ciclos internos de conversa com os residentes da Rasgo.
1º Ciclo de Conversas: Processos Artísticos
1ª conversa ciclo externo: 25 de abril (quinta-feira) – das 15h às 18h
1ª conversa ciclo interno: 26 de abril (sexta-feira) – das 15h às 18h

2º Ciclo de Conversas: Técnicas
2ª conversa ciclo externo: 02 de maio (quinta-feira) – das 15h às 18h
2ª conversa ciclo interno: 03 de maio (sexta-feira) – das 15h às 18h

3º Ciclo de Conversas: O sistema das artes
3ª conversa ciclo externo: 09 de maio (quinta-feira) – das 15h às 18h
3ª conversa ciclo interno: 10 de maio (sexta-feira) – das 15h às 18h

Encerramento
Mostra dos resultados obtidos da residência – 10 maio – 18h

A entrada nos Ciclos é livre. Os interessados devem chegar com 30 minutos de antecedência, sujeitos a lotação da Galeria Cañizares.

Para mais informações e atualizações semanais, consultar o Instagram do coletivo @metemao.

Atenciosamente,
Coletivo Metemão