FLUXOS – ACERVOS DO ATLÂNTICO SUL – Ciclo de Debates

Encontro 2 – Memórias da África: trajetórias institucionais
10 de junho de 2019 de 18h30 às 20h30
Biblioteca do Goethe- Institut Salvador- Bahia

O ciclo de debates visa estimular uma reflexão sobre trânsitos de objetos, constituição de acervos específicos, discursos e cânones museológicos. Historicamente os museus tem sido um local de organização e reorganização de coleções que são reinventadas continuamente, ao mesmo tempo em que estabelecem sentidos que reivindicam uma certa permanência; estabelecem narrativas que marcaram os objetos, mas também criam práticas que promovem deslocamentos capazes de interferir nos sentidos destes objetos e na maneira de perceber os campos de força que atravessam suas coleções, formando possibilidades de rever as histórias e criar novos olhares.

Com os debates, pretendemos analisar os fluxos e mobilidades produzidas entre os países do Atlântico Sul e discutir a formação e os discursos que perpassam os acervos e exibições do Museu Afro-brasileiro da Universidade Federal da Bahia e a Casa do Benin. O primeiro reúne um acervo fruto de deslocamentos de Pierre Verger entre países africanos e o Brasil, e o segundo, um acervo construído também por Pierre Verger, incluindo o intuito de reatar relações diplomáticas e promover trocas horizontais e recíprocas entre o Benin e o Brasil.

Continuamos o ciclo de debates, iniciado no mês passado, com o segundo encontro que acontecerá em 10 de junho na Biblioteca do Goethe Institut com uma conversa sobre Memórias Africanas e Afrodiaspóricas para qual convidamos a pesquisadora e curadora Emi Koide, docente no curso de Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o museólogo José Joaquim Araújo Filho, pesquisador de Coleções Etnográficas e Comunicação Museológica, e o Antropólogo Livio Sansone, professor do Departamento de Antropologia da UFBA e coordenador do Programa Interdisciplinar de pós-graduação em estudos étnicos e africanos) do Centro de Estudos Afro-Orientais. Com o tema “Memórias da África: trajetórias institucionais” visamos discutir os processos de construção da  memória da África no Brasil e os fatores que contribuíram com a formação dos acervos institucionais. Quais narrativas sobre a África são articuladas nos projetos dos museus e nas exposições? Como eles contribuíram com os discursos institucionais sobre culturas e identidades negras?

Os próximos eventos, que serão realizados no segundo semestre de 2019, darão prosseguimento ao debate sobre os acervos do Atlântico Sul com uma discussão sobre as perspectivas decoloniais e experiências em curadoria de exposições.

O INTERVALO – FÓRUM DE ARTE é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia; e propõe discutir e (re)pensar perspectivas para o campo das artes refletindo sobre transformações históricas, compartilhando experiências, revendo questões e prioridades de forma continuada. Desde 2017 realizou entrevistas com curadores, artistas e agentes culturais sobre experiências, abordagens expositivas e questões geopolíticas. Estabelecendo um conjunto de questões que se tornaram norteadoras para as ações posteriores. Em 2018, realizou o ciclo temático intitulado “Porque bienal?” que discutiu as trocas, trânsitos, práticas e relações de poder que envolvem a realização de uma bienal de arte. A partir dos encontros e entrevistas foi gerada uma equipe de colaboradores um grupo de participantes. Com o novo projeto procura-se dar continuidade às atividades e contribuir com o desenvolvimento do campo das artes e discutir questões pertinentes ao contexto artístico local.

Intervalo – fórum de arte
Encontro 2 – Memórias da África: trajetórias institucionais
Data: 10 de junho de 2019
Local: Avenida Sete de Setembro, 1809