Universidade na Praça – A UFBA é nossa!

Data de publicação: 19 de ago de 2019

Apub convoca comunidade para participar do evento Universidade na Praça. A ação acontece dia 30 de agosto no Campo da Pólvora.

(DIVULGAÇÃOPrezados e prezadas,

Como já informado em comunicações anteriores, a Apub Sindicato organiza – com o apoio de docentes das unidades da UFBA – o evento “Universidade na Praça – A UFBA é nossa!”, para o dia 30 de agosto, no Campo da Pólvora. O objetivo desse evento é expor as atividades e projetos realizados pela universidade, abrindo o diálogo com a sociedade, em especial estudantes secundaristas, sobre a importância e impacto da produção do conhecimento no cotidiano.

A organização do evento já está em andamento. Foi constituída uma Comissão Organizadora e realizadas algumas reuniões com o objetivo de envolver as unidades da UFBA e saber quais estão desejam participar e o que pensam em expor no evento. Já demonstraram interesse a Escola de Música, FFCH, Politécnica, Economia, Belas Artes, Educação, Medicina, IHAC, entre outras. A próxima – e última reunião será no dia 22 de agosto (quinta-feira), às 15h, na sede da Apub (Rua Professor Aristides Novis, 44 – Federação). Instamos todos e todas a estarem presentes para fecharmos definitivamente a programação do evento.

Abaixo, algumas informações básicas:

– INFRAESTRUTURA: Serão montadas pela empresa LITORAL, contratada pela Apub, entre 8 e 10 tendas 4×4 para a exposição das atividades, mais um “coreto” central com um palco 8×6 para apresentações artísticas com camarim climatizado (vide planta nos slides em anexo). Cada tenda será equipada com um ponto de luz e duas tomadas 220V, além de uma ou duas mesas e quatro cadeiras. Qualquer material adicional será de responsabilidade dos/as expositores/as.

– HORÁRIO E PROGRAMAÇÃO: O evento acontecerá entre 10h e 20h. Nesse período, além da exposição nas tendas, devem acontecer atividades no palco central (apresentações musicais, declamação de poesia, teatro, dança, roda de conversa, etc, de acordo com a disposição de cada unidade)

– DIVISÃO DAS TENDAS: Como o número de tendas disponível é menor que o total de unidades da UFBA, a decisão da Comissão Organizadora foi realizar um agrupamento temático e interdisciplinar, que segue:

TENDA 1: ESTUDANTES DA UFBA

TENDA 2: CURSOS E UFBA NO MUNDO

TENDA 3: UFBA E SUSTENTABILIDADE

TENDA 4: UFBA E EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

TENDA 5: CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA UFBA

TENDA 6: UFBA E SAÚDE

TENDA 7: SER HUMANAS NA UFBA

TENDA 8: ART’UFBA

Está em estudo a possibilidade de inclusão de mais uma ou duas tendas que seriam “MEMÓRIA E PATRIMÔNIO” e “EDUCAÇÃO”. Além dos temas mencionados, cada tenda levará também o nome de uma personalidade formada ou que tenha sido docente da UFBA.

Cada unidade é livre para avaliar em qual das tendas deseja estar.