Salvador sedia terceira edição de encontro nacional sobre fotografia

Data de publicação: 23 de out de 2019


O III Colóquio de Fotografia da Bahia reúne acadêmicos e artistas visuais para debater os percursos e protagonistas da produção fotográfica na América Latina. Realizado pela Escola de Belas Artes da UFBA, o evento acontece nos dias 24 e 25 de outubro de 2019. Além das conferências e painéis temáticos, este ano haverá ainda outras ações no contexto do Colóquio, como minicurso, exposição e lançamento de livro. As inscrições são gratuitas e o acesso é condicionado à lotação do Salão Nobre da EBA, que tem capacidade para acomodar confortavelmente 80 pessoas. Senhas serão distribuídas trinta minutos antes de cada sessão. Para quem deseja certificado é necessário se cadastrar previamente no site do III Colóquio.

III Colóquio de Fotografia da Bahia
24 e 25 de outubro de 2019
Salão Nobre da Escola de Belas Artes
Painéis temáticos – 14h às 18h
Conferências – 10h às 12h e 19h às 21h
Programação completa e inscrições: http://www.coloquiodefotografia.ufba.br
Entrada gratuita, condicionada à lotação do espaço

A terceira edição do Colóquio traz importantes nomes da fotografia latino-americana a Salvador. Titus Riedl, professor da Universidade Regional do Cariri (CE), abre os trabalhos com um panorama da produção fotográfica no nosso continente, resultado de investigação a qual se dedica há anos. O uruguaio Daniel Sosa, diretor do Centro de Fotografia de Montevidéu, proponhe-se a relatar sua experiência como gestor de um dos mais importantes institutos de promoção da cultura fotográfica na América Latina. Maíra Gamarra, idealizadora e curadora do Mira Latina, projeto de intercâmbio artístico que investiga a produção fotográfica latino-americana, discute as estratégias, aproximações e ações em rede nesse amplo território. A mexicana Graciela Iturbide, autora de um sensível retrato da nossa identidade latina, encerra a programação com um relato sobre sua vida e obra. As conferências acontecem pela manhã, às 10h e à noite, às 19h dos dias 24 e 25/10.

Além das conferências, quatro painéis temáticos aproximam acadêmicos e fotógrafos em diálogos em torno de questões contemporâneas. Na quinta-feira, dia 24/10, Luciana Berlese (PR), Joana Mazza (Chile) e Olga Wanderley (PE) compartilham a mesa que debate “Corpo e Feminismo”. O segundo painel tem por eixo as “Narrativas Históricas”, assunto que atravessa os trabalhos de Marcelo Reis (BA), Priscila Miraz de Freitas Grecco (BA) e Mauro Trindade (RJ). No dia seguinte, sexta-feira, o Painel 3 promove um debate sobre a idéia de “Descolonização”, noção em torno da qual orbitam as pesquisas de Pedro Silveira (MG), Bruno Oliveira Alves/Luciana Martha Silveira (PR) e Sarah Gonçalves Ferreira (MG). No último painel do evento, Carolina Kotchetkoff (SP), Cláudia Ad Lima (BA) e a dupla Osmar Gonçalves dos Reis Filho/Taís Marques Monteiro (CE) destacam alguns “Protagonistas” do fazer fotográfico latino-americano.

O Colóquio de Fotografia realiza, neste terceiro ano, a ambição de dissolver as fronteiras do nosso território, ampliando seu alcance, ainda que de forma modesta, aos percursos e protagonistas da Fotografia Latino-Americana. A Comissão Organizadora recebeu 97 propostas de comunicação. Coube aos comitês Artístico e Científico, compostos por acadêmicos e artistas visuais, pré-selecionar os projetos que a equipe de curadores examinou para definir os painéis temáticos. O aumento de inscritos em relação aos anos anteriores pode ser visto como resposta da comunidade fotográfica ao formato Colóquio. É o único do Brasil que seleciona, via edital, trabalhos de naturezas científica e artística em um mesmo evento.

A programação completa do III Colóquio está disponível na página do evento: http://www.coloquiodefotografia.ufba.br.

REALIZAÇÃO
Escola de Belas Artes da UFBA
<http://www.belasartes.ufba.br>

PARCEIROS INSTITUCIONAIS
Fototech Br
<http://www.fototech.com.br>
Ministério das Relações Exteriores do Uruguai
Consulado do Uruguai em Salvador
<E-mail: cdbahia@mrree.gub.uy>

APOIO
Labfoto – Facom/UFBA
<http://www.labfoto.ufba.br>
Salvador Daqui
<https://www.salvadordaqui.com.br/>
REDE – Rede Nacional de Produtores Culturais da Fotografia
<https://www.facebook.com/rpcfb/>

© 2016 Todos os direiros reservados - Desenvolvido por uma cria da casa