100 anos de Zanine Caldas: arquitetura e mobiliário

Data de publicação: 05 de dez de 2019

Em homenagem ao centenário do nascimento de Zanine Caldas, a EBA/UFBA apresenta mostra dedicada ao arquiteto e designer. Criações em maquetes, de diversos mobiliários e de uma residência, produzidos por alunos da componente curricular Maquete (turmas 2019.1 e 2019.2), estarão expostas para visitação na Galeria do Aluno a partir de hoje, às 17h. Para desenvolvê-las, foram utilizadas técnicas mistas, como a impressão 3D, cortadora a laser e produção manual tradicional. O resultado foi a produção de maquetes acadêmicas de qualidade onde foi respeitado a capacidade de cada aluno em desenvolver os seus modelos. O contato com o universo de Zanine, por meio da re-modelagem de seus artefatos, foi uma experiência marcante e enriquecedora, onde a máxima da expressão “saber-fazer” tocou o saber e se apresentou a cada momento em que, entendido e apreendido, tornou-se um fazer para saber.

Maria Emília Rodrigues Regina
Priscila Valente Lolata