MIOLO #2

Data de publicação: 12 de jan de 2020

Após um ano de trabalho coletivo o segundo volume da revista Miolo ficou pronto! Apesar de tudo, foi um ano incrível! Repleto de aprendizados e descobertas para as estudantes, artistas, designers, pessoas que se dedicaram em pensar a forma e o conteúdo do nosso periódico, em um processo de ensino-aprendizagem. Ao longo do ano de 2019 mergulhamos juntas na produção deste segundo volume buscando abrir clareiras para que pudéssemos cultivar e/ou amadurecer nossas poéticas para além do espaço da publicação. Para isso realizamos uma série de vivências em grupo e experimentações gráficas-técnicas-conceituais que, ao longo do processo, foram incorporadas ao nosso projeto gráfico e contribuíram com a construção de um conceito editorial mais consistente.

Também nos aproximamos de poetas locais, realizamos chamadas públicas para obras e conhecemos um pouco mais do trabalho deste grupo lindo de pessoas que nos honraram com o envio de textos, fotografias, ilustrações e poesias. Gostaria de agradecer imensamente a colaboração de vocês. A quem colou na produção; a quem enviou mensagens; a quem teve paciência com a gente durante nosso aprendizado; e a quem de uma forma ou de outra nos ensinou bastante, muitas vezes sem nem saber que tava fazendo isso – muito obrigado!

Para comemorar o lançamento de mais um volume da revista Miolo, convidamos a revista Gravidade, produzida por estudantes da UFBA de modo independente, para realizar uma ação performática e um sarau livre, com microfone aberto no qual contamos com participação de poetas que integraram ambas as publicações. Foram realizadas ainda apresentações performáticas e exibição de um vídeo apresentando fragmentos do nosso processo de produção.

Infelizmente, devido aos ataques governamentais às Instituições Federais de Ensino, a revista Miolo não contou com nenhum tipo de financiamento e foi totalmente produzida com recursos próprios. Mesmo com o valioso apoio da Riso Ativa, os custos para a materialização dos 200 exemplares foram elevados e impossibilitaram a sua distribuição gratuita. Assim, cada exemplar da Miolo precisa ser vendido por R$ 70,00 (setenta reais), contudo, na ocasião do lançamento adotamos o valor promocional de R$ 50,00 (cinquenta reais). Aproveito e deixo aqui, em primeira mão, o link da nossa campanha de financiamento coletivo para a realização do volume 3 da revista Miolo, neste ano de 2020: www.padrim.com.br/miolorevista

Avante!

Taygoara Aguiar