III Encontro Regional da ANPAP Nordeste

Data de publicação: 15 de maio de 2020


O 3º CONGRESSO INTERSABERES EM ARTE MUSEUS E INCLUSÃO acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto de 2020 e agregado a ele ocorrerá o III Encontro Regional da ANPAP Nordeste. O evento será online e aceita inscrições de comunicações e de trabalhos artísticos até 30 de junho.
Há 10 Grupos de Trabalhos (GT) com temas variados, dentre os quais o GT 10, abaixo descrito, coordenado por professores pesquisadores da Bahia, da UFBA e da UFRB.
Acesse o link do Encontro https://www.even3.com.br/3ciamiufpb2020/ para melhor detalhamento e se inscreva. A ANPAP é a sigla da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas e este é um evento regional.

GT 10 – ESTADO DE POESIA NAS ARTES VISUAIS
Maria Herminia Olivera Hernández (UFBA)
Roseli Amado da Silva Garcia (UFRB)
Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA)
Dilson Rodrigues Midlej (UFBA)

A pesquisa em arte demanda dos artistas e dos investigadores teóricos envolvidos uma perspectiva de total liberdade e autonomia sensível e expressiva de enfoque que extrapola as limitações de contextos sociais, econômicos e políticos.

Estado de Poesia nas Artes Visuais prioriza reflexões sobre a arte e a prática artística, pesquisas em artes visuais (análises produzidas por artistas, acerca de suas poéticas) e sobre artes visuais (investigações por teóricos, historiadores, críticos de arte, curadores e professores).

Estado de Poesia nas Artes Visuais propõe a não acomodação e o confrontamento das ideias inócuas e estabelecidas do que denominamos arte e práticas artísticas, questionando sobre o que se faz necessário para se praticar, hoje, esse Estado de Poesia nas artes visuais, seja como artista, teórico, educador de arte ou fruidor. Podemos afirmar ser o Estado de Poesia uma característica fundante dos processos de investigação e criação? Ou tratar-se-ia de uma utopia? O que fazer para se atingir esse Estado de Poesia? Como tornar constante e contínuo esse Estado de Poesia? Como o Estado de Poesia se coaduna com a especificidade da arte? Seria o Estado de Poesia o propulsor para as inovações técnicas e tecnológicas

Nesse contexto, são tópicos de interesse do Grupo de Trabalho: autonomia da arte; utopias da arte; especificidades da arte; ensino da arte; multidisciplinaridade; história cultural; metodologias de pesquisa em arte e da pesquisa sobre arte; expressões da diversidade artística; representação de minorias na arte; representação étnica na arte; arte feminista; arte queer.

 

© 2016 Todos os direiros reservados - Desenvolvido por uma cria da casa