Atualizações sobre o Semestre Letivo Suplementar – SLS

Data de publicação: 16 de set de 2020

À comunidade da Escola de Belas Artes.

Em razão das dúvidas acerca do início do SLS, esclarecemos, de antemão, que durante a matrícula web e nos primeiros dias de matrícula via colegiados e departamentos, o sistema passou por intermitências. Disto, decorreu uma série de questões, sobretudo acerca da possibilidade de inscrição dos estudantes nos componentes de interesse.

Salientamos que os colegiados trabalham intensamente na resolução destas demandas, em diálogo com as comissões de comunicação e assistência estudantil, ambas constituídas para otimizar o diálogo entre a EBA e seu corpo discente. Neste período de ajustes, ainda corrente, nos comunicamos pelo e-mail dos colegiados e e-mail pessoal dos coordenadores, pelos perfis dos colegiados nas mídias sociais e pelo grupo de transmissão via WhatsApp.

Assim, reiteramos:

Colegiado de Artes Plásticas:
As solicitações encaminhadas para e-mail do colegiado – plastica@ufba.br –, foram atendidas, em sua grande maioria, considerando a prioridade de, ao menos, um componente por estudante e a ordem de chegada dos pedidos. Foram criadas dezenas de vagas extras nos componentes mais solicitados e, ainda assim, alguns pedidos não puderam ser atendidos, devido o grande número de inscritos. Neste momento estamos com todas as vagas preenchidas, contudo, durante o período de ajustes, caso surja vagas desistentes, é possível a alocação.

Colegiado de Design:
As solicitações encaminhadas para e-mail do colegiado – dindustr@ufba.br –, até o dia de hoje, em sua grande maioria, foram atendidas. Muitos componentes receberam demandas além do número de vagas oferecidas. As solicitações foram encaminhadas aos devidos departamentos e trabalhamos em parceria para finalizar o processo na
medida do possível. Ainda estamos realizando os ajustes de acordo com o cronograma estabelecido pela UFBA.

Colegiado de Licenciatura:
As solicitações recebidas pelo e-mail do colegiado – licenciatura.artes@ufba.br -, foram atendidas, quando possíveis. Alguns componentes curriculares receberam demandas muito além do número de vagas oferecidas. Mesmo com a abertura de muitas vagas pelos departamentos interpelados, que detêm tais atribuições, não foi possível atender a todos os pedidos. Continuaremos na tentativa durante o período de ajustes, no sentido de tentar alocar os pedidos nas vagas que estiverem disponíveis no sistema.

Colegiado de Decoração:
As solicitações realizadas, encaminhadas para e-mail do colegiado – decorac@ufba.br, foram atendidas em sua grande maioria e, de acordo com as possibilidades de vagas oferecidas pelos departamentos. Continuaremos na tentativa de atender o maior número
de estudantes durante esse período de ajustes.

Sobre a dinâmica de acesso aos componentes matriculados:

• Para realização do Semestre Letivo Suplementar, foi recomendado o uso do Moodle como plataforma de Ensino a Distância/Ambiente Virtual de Aprendizagem, integrado ao ConferênciaWeb da RNP e às ferramentas da plataforma G Suite for Education, tais como Google Meet, Drive e Gmail, através de serviços providos em nuvem;
    • A inscrição nas salas de aula no Moodle deve ser feita com a chave de acesso disponibilizada por cada professor responsável pelo componente. Os e-mails dos
    professores podem ser acessados em: http://www.belasartes.ufba.br/corpo-docente/

Em conclusão, salientamos que os quatro colegiados realizaram, para este semestre letivo suplementar, uma média de mil matrículas. Estamos felizes com a adesão dos estudantes neste momento atípico e, com esse sentimento de satisfação, damos início ao semestre.

Cordialmente,
Colegiados da Escola de Belas Artes.

Salvador 14 de setembro de 2020.