A EBA no Congresso da UFBA 2021

Data de publicação: 21 de fev de 2021

Acompanhe as atividades da Escola de Belas Artes no Congresso Virtual UFBA 2021. As apresentações serão transmitidas pelo Canal da TV UFBA no Youtube e no site do evento: www.congresso2021.ufba.br.

22 de fevereiro

10h/Canal da UFBA/Youtube: Onde moram as suas imagens? Aslane Nobre, Celeste Almeida, Davi Bernardo, Eriel Araújo, Josemar Antonio, Karla Melanias, Luísa Magaly, Mario Vasconcelos, Renata Voss, Raoni Gondim. Vídeo que apresenta a pesquisa em artes de membros do Grupo Arte Híbrida (CNPq) reunindo relatos de investigações artísticas abordando seus processos criativos e diversificadas abordagens da fotografia e sua relação com outras linguagens artísticas. Este vídeo é um dos resultados do Programa de Extensão “Ciclo de Fotografia” da Escola de Belas Artes contemplado pelo Edital PaexDoc Tessituras (2020) figurando como forma de divulgação cultural, científica e tecnológica para a comunidade externa.

15h/Sala X: Museus de Arte na Bahia, como gestionar? Edgard Oliva, Alejandra Muñoz, Gisele Nussbaumer.

20h/Sala V: Negríndios – Performance, corpo, violência e representação. Ciane Fernandes, Ricardo Barreto Biriba, Wagner Lacerda de Oliveira.

23 de fevereiro

13h/Sala B: Fôlego; Grânulo. Zé de Rocha.

15h/Sala W: IV Fórum Negro de Arte e Cultura – Mulheres insubordinadas: uma saudação às grandes ancestrais. Amélia Conrado, Evani Tavares, Tamires Lima.

18h/Sala Y: Projeto “Coleção Segundos Passos”. Alan de Lima Pinto, Ines Linke, Lia Krucken, Rogério Félix. Quais temas interessam e quais formas de abordar o pensamento crítico atual nas artes no Brasil? Nesta mesa compartilhamos o projeto “Coleção Segundos Passos”, no qual propomos a construção de uma coleção de textos, imagens e qualquer outro conteúdo a partir de um título-tema. O projeto é uma referência à clássica coleção ‘Primeiros Passos’, um conjunto de livros em pequeno formato editados pela Editora Brasiliense a partir de 1980 que enfoca temas atualizados e pouco explorados nas linhas editoriais acadêmicas da época, em uma linguagem acessível para todos. Os temas para 2021 são: (1) Arte afro-brasileira, (2) Arte e insurgência. Você tem alguma sugestão? Venha compartilhar com a gente. O projeto é uma realização do “Intervalo – fórum de arte”, uma plataforma composta por projetos, encontros, entrevistas, debates, processos curatoriais e formativos, organizado por integrantes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia.

24 de fevereiro

10h/Canal da UFBA/Youtube: Fotoativa e Grupo Arte Híbrida – O mundo lá fora cabe aqui dentro. Celeste Almeida, Davi Bernardo, Débora Flor, Eriel Araújo, Evna Moura, Irene Almeida, Josemar Antonio, Luísa Magaly, Mario Vasconcelos, Marise Maués, Nathália Cohen, Renata Voss, Raphael da Luz, Raoni Gondim, Takeo Komorizono. Vídeo que apresenta uma colagem acerca do processo de criação dos trabalhos que compõem a exposição “o mundo lá fora cabe aqui dentro” que reúne artistas da Associação FotoAtiva (Belém-PA) e do Grupo Arte Híbrida (CNPq) tendo o ambiente da casa como condição para realização dos trabalhos e o tecido como suporte para imagens fotográficas. Este vídeo é um dos resultados do Programa de Extensão “Ciclo de Fotografia” da Escola de Belas Artes contemplado pelo Edital PaexDoc Tessituras (2020).

15h30/Sala J: Processos criativos em ambientes investigativos relacionados com expressões artísticas afrodiaspóricas. Alessandro Malpasso, Ayrson Heráclito Novato Ferreira, Cecília Conceição Moreira Soares, Dante Augusto Galeffi, Ricardo Barreto Biriba.

16h/Sala A: A imaginação tenta um futuro. Sonia Rangel, Zé de Rocha, Cláudio dos Anjos, Yarasarrath Lira.

19h/Sala Z2: Experiências artísticas em projetos inclusivos à comunidade surda. Elinilson Soares, Eurides Nascimento, Lucas Alves, Tamires Lima.

20h/Sala X: Experiências em design de interiores. Larissa Fadigas, Emule Santos, Erika Medeiros.

25 de fevereiro

9h30/Sala V: A experiência extensionista –  “Galeria 360”. Cristiano Piton, Lavínia Silva, Ricardo Bezerra.

15h/Sala J: Diálogos gráficos – uma experiência em desenho. Rodolfo Carvalho, Luís Paixão, Nadson Portugal, Zé de Rocha.

18h/Sala W: Mulheres ilustradoras – Percursos femininos no mercado de ilustração editorial. Larissa Ribeiro, Jamile Menezes, Rebeca Silva, Laiana Vieira, Tamires Lima. A mesa propõe a discussão sobre o percurso feminino na área da ilustração no mercado editorial, dialogando a partir do contexto histórico da ilustração brasileira e as necessidades da profissão relativas à produção autônoma. Iremos apresentar projetos criativos ilustrados por mulheres dentro de um cenário representativo, visando incentivar a produção local e visibilizar ilustradoras.

26 de fevereiro

8h30/Sala I: Experimentos editoriais e curatorias coletivas. Lia Krucken Pereira, Ines Karin Linke Ferreira, Lia Vaquer Cunha, Marcelo Lourenço de Oliveira Filho.

15h30/Sala H: Exceção e a regra – emergências urbanas. Ines Linke, Laura Benevides, Lucas Feres, Lucas Lago.