A Academia de Belas Artes da Bahia foi fundada em 17 de dezembro de 1877. Passou a ser denominada Escola de Belas Artes da Bahia em 1891, por força da Reforma do Ensino Secundário e Superior da República feita por Benjamin Constant. É a segunda Escola Superior da Bahia e a segunda Escola de Artes do Brasil. Em dezembro de 1948 passou a integrar a então instituída Universidade da Bahia. Atua nos eixos acadêmicos de Ensino, Pesquisa e Extensão e está subordinada ao Estatuto e Regimento Geral da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

 

Cursos

A Escola de Belas Artes da UFBA une tradição e inovação na formação em Arte e Design, promovendo pesquisa, experimentação e produção crítica. Explore os cursos que estimulam a reflexão e o desenvolvimento de práticas capazes de dialogar com as demandas contemporâneas.

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas novidades, eventos e iniciativas da Escola de Belas Artes da UFBA. Fique por dentro de projetos, exposições, editais e ações que fortalecem o diálogo entre Arte, Design e a comunidade acadêmica

A Comissão Organizadora do Concurso para Criação dos Logotipos dos Cursos d

Parecer Final do Concurso de Logotipos Publicado
 
Artes Visuais da EBA/UFBA lidera em 1º lugar entre as federais do Nordeste!!!!
 
Artes visuais da EBA/UFBA lidera em 1º lugar entre as federais do Nordeste!!!!
 
 
Prêmio UFBA de Teses e Dissertações (Programas de Pós-Graduação Acadêmicos)

SETORES
ADMINISTRATIVOS

Os setores administrativos da Escola de Belas Artes da UFBA garantem o funcionamento eficiente da unidade e o apoio necessário às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica. Distribuídos em áreas como Apoio Educacional, Biblioteca, Colegiados, Departamentos, Direção, Secretaria e Núcleo de Apoio a Pesquisa e Extensão, oferecem atendimento à comunidade universitária e ao público externo, assegurando o suporte técnico e administrativo às demandas institucionais.

Saiba mais

EVENTOS

Congresso UFBA 2025 discute emergência climática

De 1º a 5 de setembro, a Universidade Federal da Bahia será palco do Congresso UFBA 2025, que terá como tema “Imaginar Futuros: des

Saiba mais

CLIPA-Acervo de Livro de Artista-EBA

Lançamento da CLIPA-Acervo de Livro de Artistas-Memorial EBA-MAH

Saiba mais

XII Encontro de pesquisa-Grupo MODOS

XII Encontro de pesquisa-Grupo MODOS, Salão Nobre da Escola de Belas Artes

Saiba mais

Encontro de Arte Educação da Escola de Belas Artes: experiências formativas e extensionistas

Encontro de Arte Educação da Escola de Belas Artes: experiências formativas e extensionistas
 
 
Saiba mais

Memorial

O Memorial Artístico e Histórico da EBA/UFBA é um órgão complementar dedicado à preservação, organização e difusão do patrimônio artístico e cultural ligado à trajetória da Escola e ao ensino das artes na Bahia e no Brasil. Atuando de forma interdisciplinar, integra ensino, pesquisa e extensão, gerindo acervos, promovendo exposições, desenvolvendo projetos de conservação e restauração e aproximando a comunidade universitária da sociedade por meio de ações educativas e culturais.

GALERIA

Espaço de Arte e Cultura da EBA

Galeria Cañizares, fundada em novembro de 1970, é parte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.

Ao longo de sua história, a Cañizares (como também é conhecida) tem se afirmado como espaço de resistência cultural no centro de Salvador, com exibição gratuita de trabalhos de artistas, curadores e pesquisadores de diversas regiões. Sua programação inclui mostras permanentes, como o Salão da Escola de Belas Artes, Docentes em Pauta, a bienal É Tudo Design e EBA: Memória e Patrimônio em Foco, além de exposições regulares da produção artística da graduação e pós-graduação. As pautas externas são definidas pelo edital Portões Abertos e por parcerias com instituições culturais. Com atividades culturais, educativas, de pesquisa e extensão, a galeria atua graças ao empenho coletivo de sua equipe, mantendo-se independente e comprometida com a pesquisa e a difusão artística.

_________

Localização: Rua Araújo Pinho, 212, Canela, Salvador, Bahia.

Aberta ao público: segunda-sexta, 09-18h

Entrada franca.

 

Exposição de Semana