Artes Plásticas

 

A Escola de Belas Artes, criada em 1877 pelo pintor valenciano Miguel Navarro y Cañizares, foi denominada Escola de Belas Artes da Bahia em 1891 e, em 1948, passou a integrar a Universidade Federal da Bahia. Nestes mais de 140 anos de trajetória, a história da EBA entrelaça-se com a memória cultural da Bahia.

O curso de Artes Plásticas tem modalidade diurna (matutino e vespertino), dispõe de sessenta vagas anuais e tem carga horária total de 4180 horas/aula, distribuídas em um tempo mínimo de quatro anos e máximo de seis anos para a conclusão. Possui conceito 5, conforme avaliação realizada pelo MEC em 2018. Encontra-se em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais e está amparada em outros documentos legais, além de manter, atualizados, estatutos e regimentos próprios.

O Bacharelado em Artes Plásticas tem como objetivo principal a formação de artistas-pesquisadores, considerando a pluralidade de práticas e teorias vinculadas às linguagens e processos artísticos. O curso conta com componentes curriculares que permeiam a investigação de técnicas tradicionais, pesquisas e experimentos nas modalidades híbridas contemporâneas, estudos historiográficos e teóricos da estética e percepção visual, práticas da preservação e restauração de obras de arte. Propõe o diálogo interdisciplinar entre os diversos campos do saber, superando a visão fragmentada do conhecimento, por meio de ações institucionais multidisciplinares, alicerçada nos campos da Pesquisa, Ensino e Extensão, com foco na formação humana, na cidadania e nos valores éticos que integram a formação do indivíduo.

Conta atualmente com 45 professores, dos quais, 36 estão lotados na EBA e 9 em outras unidades de ensino, a exemplo das faculdades de Arquitetura e Urbanismo, Filosofia e Educação. A comunidade da EBA dispõe de ateliês de arte, laboratórios diversos, arquivo histórico, biblioteca, acervo, galerias, núcleos de pesquisa, empresa jr, marcenaria, salas de estudo, auditório, pátio de integração e estacionamento.

 

Condições de ingresso
Via Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).
Ligação para Regimento Geral da UFBA:
https://www.ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/Estatuto_Regimento_UFBA_0.pdf
Ligação para o Regulamento de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da UFBA:
https://www.ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/REGPG_Completo_Revisado_em_16-04-2015.pdf

Coordenador: Prof. Ms. Raoni Carvalho Gondim
Vice Coordenadora: Prof. Dra. Ludmila da Silva Ribeiro de Britto

Contato
Durante o período de trabalho remoto o colegiado não está atendendo pelo telefone, apenas por mensagem via plastica@ufba.br.

Anexos
I. Regimento Interno EBA
II. Regimento do Colegiado de Artes Plásticas
III. Fluxograma do curso
IV. Relação de professores e componentes curriculares
V. Portaria de Regulamentação do Curso

 


Cursos Relacionados:

© 2016 Todos os direiros reservados - Desenvolvido por uma cria da casa