Artes Plásticas

 

O Bacharelado em Artes Plásticas habilita profissionais para a criação de obras de arte a partir de pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e outras linguagens visuais. Emprega materiais diversos, incluindo tinta, gesso, mármore, argila, papel, madeira e suportes digitais, entre outros. O artista plástico expõe sua produção em galerias, museus, equipamentos culturais, empresas e espaços públicos. Pode ter obras comissionadas ou financiadas por meio de políticas públicas. Atua na restauração de obras de arte de acervos institucionais. Ilustra livros, jornais, revistas e outras peças gráficas impressas ou digitais. O profissional em artes plásticas exerce ainda funções de curadoria e gestão de espaços culturais.

Em conformidade com a portaria normativa 40 § 1º e § 2º do artigo 32 de 2007/MEC, a presente página visa disponibilizar os documentos estruturais do curso de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes – UFBA.

 

Apresentação do curso

O curso de Artes Plásticas – Bacharelado da UFBA tem sua gênese em 1877, ano de criação da escola. Em 1929 tem os cursos reconhecidos em âmbito estadual (Lei Estadual 2.216 de 15 de agosto de 1929), em 1943 os cursos são reconhecidos no âmbito nacional (decreto 14.201 de dezembro de 1943), em 1947 a Escola é incorporada à Universidade da Bahia. Conta atualmente com 45 professores, dos quais, 36 estão lotados na EBA e 9 em outros escolas, como a Faculdade de Arquitetura e urbanismo, Filosofia, Educação. Dentre os professores, 39 possuem regime de Dedicação exclusiva, 2 em regime de 40h e 2 em regime de 20h. Dos docentes temporários, dois professores em regime de 40h estão atuantes.

Na Graduação, o corpo docente atende estudantes dos cursos de Licenciatura em Artes Plásticas, Bacharelado em Artes Plásticas, Bacharelado em Design, Superior em Decoração. Através do compartilhamento de vagas atende outros cursos de graduação da UFBA, tais como: BI de Artes, Museologia, Arquitetura, dentre outros.
Na Pós-Graduação, atende estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV/UFBA e colabora com outros programas de pós-graduação na UFBA e de outras instituições de ensino superior no país.

A Escola de Belas Artes conta com Salas de Aula, Ateliês de Arte, Laboratórios diversos, Arquivo Histórico, Biblioteca, Acervo, Galeria Cañizares, Galeria do Aluno, Núcleo de Restauro, Empresa Jr – Alinhavo, Marcenaria, Salas de estudo, Auditório, Pátio de Integração e Estacionamento.

O atual corpo docente realiza suas pesquisas em periódicos nacionais e internacionais, ampliando a sua rede de colaboradores e, ainda, tem oferecido a comunidade um amplo número de atividades de pesquisa e extensão, em diálogo com os programas subsidiados pela Pró-Reitoria de Extensão – PROEXT.

 

Condições de ingresso

Via Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), seguido de Prova de Habilidade Específica (desenho de observação e desenho de criação).

Ligação para Regimento Geral da UFBA:
https://www.ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/Estatuto_Regimento_UFBA_0.pdf

Ligação para o Regulamento de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da UFBA:
https://www.ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/REGPG_Completo_Revisado_em_16-04-2015.pdf

 

Contatos

Superintendência de Administração Acadêmica – SUPAC
E-mail: supac@ufba.br – Telefones: 71.32837144

Pró-Reitoria de Ações afirmativas e Assistência Estudantil
E-mail: proae@ufba.br – Telefones: 71.32837803/ 7800

 

Anexos

I. Regimento Interno EBA
II. Regimento do Colegiado de Artes Plásticas
III. Fluxograma do curso
IV. Relação de professores e componentes curriculares
V. Portaria de Regulamentação do Curso

 

 


© 2016 Todos os direiros reservados - Desenvolvido por uma cria da casa