Edital para exposição na Galeria Cañizares 2020

Publicado em: 12 de nov de 2019


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA DE BELAS ARTES
Av. Araújo Pinho, 212, Canela – Salvador / BA – CEP 40.110-150
galeriacanizares@ufba.br

 

EDITAL DE SOLICITAÇÃO DE PAUTA 2020

A Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, através da Galeria Cañizares, informa aos interessados que, no período de 13 de novembro de 2019 a 11 de dezembro de 2019, estão abertas as inscrições de solicitação de pauta para realização de exposições e atividades no ano de 2020.

1. Para efetuar a inscrição deverão ser enviados para o email canizaresgaleria@gmail.com os seguintes documentos em arquivo PDF:
a) Formulário de solicitação de pauta (disponível em www.galeriacanizares.blogspot.com) devidamente preenchido e assinado.
OBS: As datas solicitadas poderão sofrer alterações de acordo com a adequação da pauta disponível e de comum acordo entre as partes.
b) Projeto de exposição com título da mostra, justificativa, objetivos, descrição conceitual.
c) Projeto expográfico com descrição técnica, layout (planta baixa disponível em www.galeriacanizares.blogspot.com e vistas) e especificações de montagem, demandas de iluminação e/ou equipamentos especiais.
OBS: A disponibilidade de equipamentos, pedestais, molduras e outros materiais da Galeria Cañizares está sujeita às condições de conservação e uso no âmbito institucional e poderão ser verificados in loco antes do envio do projeto.
d) Currículo artístico (não Lattes) atualizado.
e) Portfólio artístico com até 20 páginas atualizado.

2. Poderão se inscrever proponentes e/ou artistas residentes no Brasil, que tenham produção em quaisquer linguagens e técnicas de artes visuais.

3. Não serão aceitos projetos de artistas que realizaram exposições individuais na Galeria Cañizares no exercício de 2018.

4. A seleção dos projetos será feita por uma Comissão de Seleção constituída por 3 (três) membros convidados pela Coordenação da Galeria Cañizares, sendo 1 (um) professor da Escola de Belas Artes da UFBA e 2 (dois) artistas, críticos e/ou curadores de artes visuais, residentes na Bahia ou em outros estados do Brasil.

5. Cada proponente e/ou artista selecionado formalizará um Contrato de pauta, onde será estabelecido o período da exposição. Em caso de desistência da pauta concedida, o proponente e/ou artista selecionado deverá encaminhar pedido por escrito à Coordenação da Galeria, até 45 (quarenta e cinco) dias antes da exposição. A não comunicação por escrito da desistência no prazo estabelecido implica no impedimento do proponente de realização de atividades e/ou exposições por um período de 2 (dois) anos consecutivos nos espaços da Galeria Cañizares, contados a partir da data do pedido da pauta.

6. O proponente e/ou artista selecionado deverá, obrigatoriamente, entregar à Galeria Cañizares os dados necessários à divulgação da exposição e atividades vinculadas (release completo) até 20 (vinte) dias antes da data da abertura, sob pena de não ocorrer a divulgação adequada por parte da administração da galeria.

7. As obras para exposição deverão ser entregues na Galeria Cañizares no mínimo 3 (três) dias antes da abertura, ficando as despesas com fretes, transportes, seguros, montagem, desmontagem e retirada das obras sob responsabilidade do proponente e/ou artista selecionado.
7.1. O proponente e/ou artista selecionado residente em Salvador e região metropolitana deverá entregar suas obras pessoalmente ou através de seus representantes legais.
7.2. O proponente e/ou artista selecionado residente fora de Salvador e região metropolitana poderá entregar suas obras pessoalmente, através de seus representantes legais ou mediante envio pelos Correios ou transportadora.
7.3. As obras remetidas pelos Correios deverão vir registradas, incluindo um envelope selado e sobrescrito para devolução.
7.4. Em caso de remessa por quaisquer tipos de transportadora, fica sob responsabilidade do proponente e/ou artista selecionado o pagamento do frete de envio e retorno.
7.5. Ocorrendo a remessa pela forma indicada no item 7.3, o proponente e/ou artista selecionado deverá apresentar à Coordenação da Galeria Cañizares, comprovante de frete pago ou envelope selado, com aviso de recebimento (AR), garantindo a devolução das obras.
7.6. O NÃO PAGAMENTO ANTECIPADO do valor do frete de retorno ou a NÃO APRESENTAÇÃO DE ENVELOPE SELADO DOS CORREIOS, implicará na NÃO DEVOLUÇÃO DAS OBRAS participantes da exposição, as quais, a juízo da Coordenação da Galeria Cañizares definirá o destino das obras.
7.7. As obras serão devolvidas ao proponente e/ou artista selecionado nas mesmas embalagens em que tiverem sido enviadas. Para tanto, é importante que o artista prime pela qualidade das embalagens. A Coordenação da Galeria Cañizares e equipe não se responsabilizam por quaisquer danos que venham ocorrer às obras durante o transporte.

8. Em caso de expografia e/ou montagem de exposição que implique em alterações físicas da Galeria Cañizares, as mesmas deverão obedecer às normas da instituição. O proponente e/ou artista deverá prever tais alterações no Projeto de solicitação de pauta. Em caso de aprovação, a aquisição de qualquer material especial, bem como o pagamento da mão-de-obra, será de total responsabilidade do proponente e/ou artista, assim como a reconstituição original do espaço num prazo estipulado pela coordenação.
8.1. A Galeria Cañizares DISPÕE APENAS DE UMA PEQUENA EQUIPE DE APOIO PARA MONTAGEM BEM COMO FERRAMENTAS BÁSICAS, ficando a critério do proponente e/ou artista selecionado contratar pessoal para realizar a montagens mais específicas tecnicamente com ferramentas e ferragens próprias, de acordo com orientações da Coordenação da Galeria Cañizares.

9. Fica estabelecido, para o proponente e/ou artista selecionado, o prazo de 1 (UM) dia para a RETIRADA DAS OBRAS da Galeria Cañizares, a contar do término da exposição. Expirado o prazo, a Galeria não se responsabilizará pela guarda e conservação das obras, reservando-se o direito de dispor das mesmas como lhe aprouver.

10. A visitação das exposições ocorrem de segunda a quintas – feiras, das 10:00h às 16:00h.

11. Outras informações poderão ser obtidas presencialmente com a Coordenação e/ou equipe da Galeria Cañizares, no horário de 10:00h às 16:00h, pelo e-mail canizaresgaleria@gmail.com .

CRONOGRAMA:
Período da inscrição: 13/11/2018 a 11/12/2019
Avaliação dos Projetos: 14 a 16/12/2019
Resultado: até o dia 18/12/2019

Salvador, 11 de novembro de 2019.

Prof. Ricardo Bezerra
Prof. Cristiano Piton
Coordenadores da Galeria Cañizares

 

LINKS PARA DOWNLOAD






Inscrições abertas para concurso de logo do MapCult

Publicado em: 12 de nov de 2019


A Escola de Belas Artes da UFBA, em parceria com o programa de pós-graduação CULT, abriu inscrições para o concurso para seleção da identidade visual do projeto Mapeamento Cultural da UFBA. As inscrições já estão abertas e serão encerradas no dia 08 de dezembro de 2010. Podem participar alunos da EBA, FAUFBA, FACOM e IHAC.

O Mapeamento Cultural da UFBA é um projeto de pesquisa conduzido pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências professor Milton Santos (IHAC), que vai identificar atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas ao campo da cultura, produções artísticas e infraestruturas existentes para atividades culturais na universidade. Será realizado o mapeamento de toda atuação cultural da UFBA, incluindo desde projetos permanentes e já consagrados como a Orquestra Sinfônica e o Madrigal, até atividades eventuais e pequenos grupos, além de acervos culturais, auditórios, bibliotecas, galerias, jornais, laboratórios em cultura, livros e revistas publicados em cultura, museus, redes, salas de exibição, salas de exposição, sites, televisão, blogs, editora, etc. Também estão no registro de abrangência da investigação as atividades culturais de grupos musicais, grupos de dança, grupos de teatro e outros grupos culturais, as legislações e normas existentes sobre cultura na UFBA.

“A UFBA tem uma marca profundamente cultural em sua trajetória. Ela dispõe de um leque bastante amplo e diversificado de cursos atentos a temas como: cultura, artes, patrimônio, gestão da cultura, políticas culturais etc. Ela foi pioneira na implantação de cursos nestas áreas tanto na pós-graduação, quanto na graduação. A implantação das escolas de arte, dos estudos das culturas afro-baianas e agro-brasileiras, das dimensões das políticas e da gestão culturais é algo que marca e singulariza a história da UFBA”, afirma o coordenador do grupo CULT, professor Antônio Albino Rubim.

EDITAL E FICHA DE INSCRIÇÃO

 

CRONOGRAMA

22/10/2019 – Abertura do Edital;

22/10/2019 a 08/12/2019 – Período de Inscrições com entrega das propostas;

09 a 13/12/2019 – Julgamento das propostas;

16/12/2019 – divulgação do resultado do concurso, quando será publicado nos murais e sites da Escola de Belas Artes;

17 à 19/12/2019 – Período de Recursos;

20/12/2019 – Resultado do Recurso e divulgação final do resultado do concurso;

Primeira quinzena de março – entrega dos Prêmios e Certificados aos três primeiros colocados, junto com o lançamento da logo do projeto Mapeamento Cultural da UFBA.






Abertura do Processo Seletivo – Alinhavo Empresa Júnior

Publicado em: 31 de out de 2019


A Empresa Júnior Alinhavo está com o Processo Seletivo aberto até o dia 05 de novembro, gostaríamos de pedir para vocês divulgarem nosso PROSEL para seus alunos que tivessem interesse nas áreas de design, ilustração, design de ambientes, arte educação, animação, expografia e audiovisual, e que gostariam de ter uma vivência empresarial dentro da universidade.
Desde já agradecemos,
Att.
Equipe Alinhavo Empresa Júnior.





A EBA no Congresso da UFBA 2019

Publicado em: 31 de out de 2019


Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão divulga programação da EBA no Congresso da UFBA.

Baixar programação no formato de arquivo do Word.

 






Represent (atividade)

Publicado em: 31 de out de 2019


EBA promove evento dedicado ao Mês da Consciência Negra. Iniciativa busca realizar um diálogo entre artistas, designers e educadores negrxs sobre a representatividade em seus campos de atuação no mercado, meio artístico e acadêmico.  Atividade ocorrerá nos dias 19/11 e 21/11.





Salvador sedia terceira edição de encontro nacional sobre fotografia

Publicado em: 23 de out de 2019


O III Colóquio de Fotografia da Bahia reúne acadêmicos e artistas visuais para debater os percursos e protagonistas da produção fotográfica na América Latina. Realizado pela Escola de Belas Artes da UFBA, o evento acontece nos dias 24 e 25 de outubro de 2019. Além das conferências e painéis temáticos, este ano haverá ainda outras ações no contexto do Colóquio, como minicurso, exposição e lançamento de livro. As inscrições são gratuitas e o acesso é condicionado à lotação do Salão Nobre da EBA, que tem capacidade para acomodar confortavelmente 80 pessoas. Senhas serão distribuídas trinta minutos antes de cada sessão. Para quem deseja certificado é necessário se cadastrar previamente no site do III Colóquio.

III Colóquio de Fotografia da Bahia
24 e 25 de outubro de 2019
Salão Nobre da Escola de Belas Artes
Painéis temáticos – 14h às 18h
Conferências – 10h às 12h e 19h às 21h
Programação completa e inscrições: http://www.coloquiodefotografia.ufba.br
Entrada gratuita, condicionada à lotação do espaço

A terceira edição do Colóquio traz importantes nomes da fotografia latino-americana a Salvador. Titus Riedl, professor da Universidade Regional do Cariri (CE), abre os trabalhos com um panorama da produção fotográfica no nosso continente, resultado de investigação a qual se dedica há anos. O uruguaio Daniel Sosa, diretor do Centro de Fotografia de Montevidéu, proponhe-se a relatar sua experiência como gestor de um dos mais importantes institutos de promoção da cultura fotográfica na América Latina. Maíra Gamarra, idealizadora e curadora do Mira Latina, projeto de intercâmbio artístico que investiga a produção fotográfica latino-americana, discute as estratégias, aproximações e ações em rede nesse amplo território. A mexicana Graciela Iturbide, autora de um sensível retrato da nossa identidade latina, encerra a programação com um relato sobre sua vida e obra. As conferências acontecem pela manhã, às 10h e à noite, às 19h dos dias 24 e 25/10.

Além das conferências, quatro painéis temáticos aproximam acadêmicos e fotógrafos em diálogos em torno de questões contemporâneas. Na quinta-feira, dia 24/10, Luciana Berlese (PR), Joana Mazza (Chile) e Olga Wanderley (PE) compartilham a mesa que debate “Corpo e Feminismo”. O segundo painel tem por eixo as “Narrativas Históricas”, assunto que atravessa os trabalhos de Marcelo Reis (BA), Priscila Miraz de Freitas Grecco (BA) e Mauro Trindade (RJ). No dia seguinte, sexta-feira, o Painel 3 promove um debate sobre a idéia de “Descolonização”, noção em torno da qual orbitam as pesquisas de Pedro Silveira (MG), Bruno Oliveira Alves/Luciana Martha Silveira (PR) e Sarah Gonçalves Ferreira (MG). No último painel do evento, Carolina Kotchetkoff (SP), Cláudia Ad Lima (BA) e a dupla Osmar Gonçalves dos Reis Filho/Taís Marques Monteiro (CE) destacam alguns “Protagonistas” do fazer fotográfico latino-americano.

O Colóquio de Fotografia realiza, neste terceiro ano, a ambição de dissolver as fronteiras do nosso território, ampliando seu alcance, ainda que de forma modesta, aos percursos e protagonistas da Fotografia Latino-Americana. A Comissão Organizadora recebeu 97 propostas de comunicação. Coube aos comitês Artístico e Científico, compostos por acadêmicos e artistas visuais, pré-selecionar os projetos que a equipe de curadores examinou para definir os painéis temáticos. O aumento de inscritos em relação aos anos anteriores pode ser visto como resposta da comunidade fotográfica ao formato Colóquio. É o único do Brasil que seleciona, via edital, trabalhos de naturezas científica e artística em um mesmo evento.

A programação completa do III Colóquio está disponível na página do evento: http://www.coloquiodefotografia.ufba.br.

REALIZAÇÃO
Escola de Belas Artes da UFBA
<http://www.belasartes.ufba.br>

PARCEIROS INSTITUCIONAIS
Fototech Br
<http://www.fototech.com.br>
Ministério das Relações Exteriores do Uruguai
Consulado do Uruguai em Salvador
<E-mail: cdbahia@mrree.gub.uy>

APOIO
Labfoto – Facom/UFBA
<http://www.labfoto.ufba.br>
Salvador Daqui
<https://www.salvadordaqui.com.br/>
REDE – Rede Nacional de Produtores Culturais da Fotografia
<https://www.facebook.com/rpcfb/>






Debate – Programa Future-se/MEC

Publicado em: 20 de out de 2019


Prezados Colegas Professores , Servidores técnicos e estudantes da EBA-UFBA

O motivo deste é convidá-los para a Reunião Aberta da Congregação da Escola de Belas Artes com a presença do nosso Magnífico Reitor, Prof. João Carlos Salles, que estará também como o atual Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior – ANDIFES. O objetivo desse encontro é fechar o ciclo de debates sobre a MINUTA DO PROGRAMA FUTURE-SE que aconteceu em todas as unidades de Ensino da UFBA.

Obs. A UNICAMP, na sua última assembleia, aprovou Moção em defesa da Ciência, da Educação e da Autonomia Universitária com a participação de 8 mil participantes entre professores, servidores e estudantes. VAMOS ENCHER NOSSO SALÃO NOBRE, a exemplo do primeiro encontro.

A sua participação será fundamental. Aguardamos todos no dia 21 de outubro, às 14:30h, no Salão Nobre da EBA-UFBA.

A luta continua!

Profa. Nanci Novais
Direção






Professor Ricardo Bezerra coordena Carvão, exposição coletiva de artes visuais

Publicado em: 11 de out de 2019


É com prazer que nós Professores Nanci Novais e Ricardo Bezerra convidamos a todos para a Abertura das Exposições OPARÁ e CARVÃO a realizar-se no MUSEU Nacional de Cultura Afro-Brasileira – MUNCAB, no dia 12 de outubro de 2019 às 12h.
Contamos com a presença de todos
Obrigada,
Nanci Novais
Direção da EBA/UFBA





Opará, de Alex Moreira, tem curadoria de Nanci Novais

Publicado em: 11 de out de 2019


Alex Moreira, artista juazeirense, mestrando do PPGAV, expõe “Opará” no MUNCAB – Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira, em Salvador/BA. A abertura da mostra acontece no dia 12 de outubro, às 12h. A curadoria é da Professora Dra. Nanci Santos Novais (EBA/UFBA).
 
SERVIÇO
Exposição Opará
Data: 12 de outubro, 12h
Local: MUNCAB – Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico)
 
CONVITE
 
Tenho o prazer e a satisfação de convidar a todos e a todas para minha exposição, intitulada “OPARÁ”. “Para as diversas tribos indígenas que habitavam o rio São Francisco, aquelas águas já tinham um nome antigo, conhecido como OPARÁ, que significa “rio-mar””.
 
A exposição apresentará uma série de trabalhos voltados para o tema das Carrancas do Rio São Francisco. No meu processo criativo, utilizo o carvão como objeto poético, material e reflexivo na construção de esculturas inspiradas nas lendárias Carrancas do Velho Chico, como objetivo de ressaltar a necessidade de preservar a vida do Rio.
 
A falta de cuidado com o Rio, levou-me na motivação deste trabalho, assim também com o intuito de fomentar a arte do povo ribeirinho. Esta exposição é fruto da pesquisa que venho desenvolvendo no Curso de Mestrado em Artes Visuais, na Linha de Processos da Criação Artística no Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes – UFBA.
 
Dessa forma, a exposição “Opará” nasce com o intuito de sensibilizar a população e o poder público para maior atenção de preservação e revitalização do rio São Francisco, sendo assim, a obra, cria ressignificações como um guardião das águas do rio – esculturas de carvão vegetal, a carranca queimada.
 
A Exposição acontecerá no MUNCAB – Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira, em Salvador/BA. A abertura da exposição será no dia 12 de outubro a partir do meio dia, e ficará exposta até 12 de novembro de 2019.
 
Alex Moreira – Artista Plástico/Mestrando
 
Curadoria/Orientadora – Professora Dra. Nanci Santos Novais





Curso de Design da EBA obtém nota 4,0 no ENADE 2018

Publicado em: 09 de out de 2019


A direção da EBA parabenize os Professores Erica Ribeiro e Fabio Couto, Coordenadores no período do processo de avaliação juntamente com os professores, os dissentes e recém egressos do Curso de Design. Agradeço e parabenizo  as  secretárias do Colegiado, em especial a Silvinha pelo cuidado, empenho e dedicação. A todos meu agradecimento e parabéns por tão honroso resultado para a EBA e para a UFBA.
Profa. Nanci Novais
Diretora da EBA-UFBA





© 2016 Todos os direiros reservados - Desenvolvido por uma cria da casa