Laboratório de Investigação Tridimensional

Publicado em: 06 de jul de 2019


A Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia convida para a Mostra Coletiva do Laboratório de Investigação Tridimensional do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

Docente
Nanci Santos Novais

Alunos
Adriano Albuquerque
Aline Cavalcante
Anderson Marinho
Andrea May
Gugui Martinez
Jack Salvador
Rebeca Teixeira

 






III Colóquio de Fotografia da Bahia divulga selecionados

Publicado em: 24 de jun de 2019


A Comissão Organizadora do Colóquio de Fotografia da Bahia tem o prazer de anunciar os selecionados para compor os painéis da terceira edição do evento. Houve um total de 32 comunicações científicas e 64 ensaios visuais inscritos por pesquisadores, fotógrafos e artistas visuais de todas as regiões do país.

Os comitês artístico e científico avaliaram as propostas segundo critérios de relevância temática, coerência do enfoque, singularidade da pesquisa e perfil do proponente. A partir da pré-seleção dos comissões julgadoras, a equipe de curadores procedeu uma análise dos trabalhos de modo a agrupá-los em painéis que promovam o diálogo entre palestrantes, temas e linguagens.

CORPO E FEMINISMO
Luciana Berlese (PR): Relicário
Joana Mazza (Chile): Artistas e Fotógrafas Mulheres na América Latina: O corpo frente à vertigem do pós-orgânico
Olga Wanderley (PE): Corpo, potência e significação na fotografia feminista latino-americana

NARRATIVAS HISTÓRICAS
Marcelo Reis (BA): Anima Latina
Priscila Miraz de Freitas Grecco (BA): Redes fotoclubistas e a 1ª Exposição Latino Americana de Fotografia: circulação de imagens na década de 1950 entre Brasil, México e Argentina.
Mauro Trindade (RJ): Por uma história menor

PROTAGONISTAS
Carolina Kotchetkoff (SP): Erosão provoca avanço do mar e reduz território de São Paulo
Osmar Gonçalves dos Reis Filho; Taís Marques Monteiro (CE): Juchitán (1979-1989) – a construção de um ensaio fotográfico fabulatório a partir de um fazer dialógico
Cláudia Ad Lima (BA): Adenor Gondim, o fotógrafo da ventania e sua estética libertária

DESCOLONIZAÇÃO
Pedro Silveira (MG): Efemérides da Gênese
Bruno Oliveira Alves, Luciana Martha Silveira (PR): Os deslocamentos de sentido na série Bastidores, de Rosana Paulino
Sarah Gonçalves Ferreira (MG): Do trauma ao testemunho: fotografias da mulher negra na obra Assentamento (2013)

Em nome da Escola de Belas Artes da UFBA a Comissão Organizadora agradece aos avaliadores e àqueles que responderam a nossa convocatória.

Comissão Organizadora






Antônio – tempo, amor e tradição (Ano XXIII)

Publicado em: 19 de jun de 2019


Entre os dias 01 e 13 de junho, a Escola de Belas Artes realizou a décima terceira edição da mostra “Antônio, Tempo, Amor e Tradição”. A tradicional exposição acontece anualmente no casarão da EBA e reúne trabalhos de diversos artistas que homenageiam Santo Antônio. O Magnífico Reitor Prof. João Carlos Salles e o vice-Reitor Prof. Paulo Miguez inauguraram o evento com a reza cantada dedicada à Reitoria da UFBA e a toda equipe de trabalho.

 

Fotos: Luiz Augusto Carvalho






lab_desenho

Publicado em: 17 de jun de 2019


No último encontro desse semestre, o lab_desenho convida a todos e todas a trazerem seus desenhos e ilustrações com inspirações botânicas!

Vamos compartilhar nossas produções e ideias para definir formato e material de um catálogo coletivo (com séries de 4-8 imagens de cada participante).

O lab_desenho é um projeto do Bem Comum_Cultivos que procura estimular a troca de conhecimento sobre plantas e discutir questões ligados ao campo ampliado da arte.

Basta comparecer ao Atelier Livre (Jardim) da Escola de Belas Artes – UFBA, quinta-feira, 27 de junho, às 13h!!

Esperamos vocês!

Acompanhe as ações do BEM COMUM através das redes sociais:
https://www.facebook.com/bemcomumcultivos/
https://www.instagram.com/bem.comum/

 






Cultivando folhas de Obí

Publicado em: 17 de jun de 2019


Café Poético V: Cultivando folhas de Obí – Constelações em processo…

Local: Sala Riolan Coutinho

Dia: 27 de junho de 2019, 9h às 21h

Curadoria: Viga Gordilho






A última paleta?

Publicado em: 17 de jun de 2019


Local: Galeria do aluno

Abertura: 19 de junho, 17h

Visitação: 20 de junho a 09 de agosto

Curadoria: Viga Gordilho






Processo seletivo para contratação de docente

Publicado em: 17 de jun de 2019


EDITAL INTERNO Nº 01/2019

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO

O Chefe do Departamento de Expressão Gráfica e Tridimensional da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia UFBA, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no Edital nº 04/2019 de 06/06/2019, de convocação para contratação de docente por tempo determinado, do Magnífico Reitor da UFBA, publicado na íntegra nas Unidades de Ensino da UFBA e publicado no DOU nº 109 de 07/06/2019. Retificações do Edital nº 04/2019 publicadas nos DOUs nº 110 de 10/06/2019 e nº 111 de 11/06/2019, e no site da SUPAC (www.supac.ufba.br), torna público, que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação de docente por tempo determinado do Departamento de Expressão Gráfica e Tridimensional, de acordo com a legislação pertinente e complementar, mediante as normas e condições contidas neste Edital Interno, publicado na Escola de Belas Artes, devendo ser entregue em cópia a cada candidato.

Baixar o edital: arquivo PDF






FLUXOS – ACERVOS DO ATLÂNTICO SUL – Ciclo de Debates

Publicado em: 10 de jun de 2019


FLUXOS – ACERVOS DO ATLÂNTICO SUL – Ciclo de Debates
Encontro 2 – Memórias da África: trajetórias institucionais
10 de junho de 2019 de 18h30 às 20h30
Biblioteca do Goethe- Institut Salvador- Bahia

O ciclo de debates visa estimular uma reflexão sobre trânsitos de objetos, constituição de acervos específicos, discursos e cânones museológicos. Historicamente os museus tem sido um local de organização e reorganização de coleções que são reinventadas continuamente, ao mesmo tempo em que estabelecem sentidos que reivindicam uma certa permanência; estabelecem narrativas que marcaram os objetos, mas também criam práticas que promovem deslocamentos capazes de interferir nos sentidos destes objetos e na maneira de perceber os campos de força que atravessam suas coleções, formando possibilidades de rever as histórias e criar novos olhares.

Com os debates, pretendemos analisar os fluxos e mobilidades produzidas entre os países do Atlântico Sul e discutir a formação e os discursos que perpassam os acervos e exibições do Museu Afro-brasileiro da Universidade Federal da Bahia e a Casa do Benin. O primeiro reúne um acervo fruto de deslocamentos de Pierre Verger entre países africanos e o Brasil, e o segundo, um acervo construído também por Pierre Verger, incluindo o intuito de reatar relações diplomáticas e promover trocas horizontais e recíprocas entre o Benin e o Brasil.

Continuamos o ciclo de debates, iniciado no mês passado, com o segundo encontro que acontecerá em 10 de junho na Biblioteca do Goethe Institut com uma conversa sobre Memórias Africanas e Afrodiaspóricas para qual convidamos a pesquisadora e curadora Emi Koide, docente no curso de Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o museólogo José Joaquim Araújo Filho, pesquisador de Coleções Etnográficas e Comunicação Museológica, e o Antropólogo Livio Sansone, professor do Departamento de Antropologia da UFBA e coordenador do Programa Interdisciplinar de pós-graduação em estudos étnicos e africanos) do Centro de Estudos Afro-Orientais. Com o tema “Memórias da África: trajetórias institucionais” visamos discutir os processos de construção da  memória da África no Brasil e os fatores que contribuíram com a formação dos acervos institucionais. Quais narrativas sobre a África são articuladas nos projetos dos museus e nas exposições? Como eles contribuíram com os discursos institucionais sobre culturas e identidades negras?

Os próximos eventos, que serão realizados no segundo semestre de 2019, darão prosseguimento ao debate sobre os acervos do Atlântico Sul com uma discussão sobre as perspectivas decoloniais e experiências em curadoria de exposições.

O INTERVALO – FÓRUM DE ARTE é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia; e propõe discutir e (re)pensar perspectivas para o campo das artes refletindo sobre transformações históricas, compartilhando experiências, revendo questões e prioridades de forma continuada. Desde 2017 realizou entrevistas com curadores, artistas e agentes culturais sobre experiências, abordagens expositivas e questões geopolíticas. Estabelecendo um conjunto de questões que se tornaram norteadoras para as ações posteriores. Em 2018, realizou o ciclo temático intitulado “Porque bienal?” que discutiu as trocas, trânsitos, práticas e relações de poder que envolvem a realização de uma bienal de arte. A partir dos encontros e entrevistas foi gerada uma equipe de colaboradores um grupo de participantes. Com o novo projeto procura-se dar continuidade às atividades e contribuir com o desenvolvimento do campo das artes e discutir questões pertinentes ao contexto artístico local.

Serviço
Intervalo – fórum de arte
Encontro 2 – Memórias da África: trajetórias institucionais
Data: 10 de junho de 2019
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Avenida Sete de Setembro, 1809
Biblioteca do Goethe- Institut Salvador- Bahia
Entrada gratuita

Ficha técnica
Organização: Intervalo – fórum de arte
Coordenação: Ines Linke e Uriel Bezerra
Design gráfico: Dinha Ferrero
Equipe: Ludmila Britto, Lia Krucken, Rogério Félix, Tatiana Sher, Luma Flores
Agradecimentos: Luciana Moniz, Alejandra Munoz e Tiago Sant’ana
Assessoria de comunicação: Gil Maciel
Realização: PPGAV – UFBA, Goethe-Institut Salvador-Bahia, Museu Afrobrasileiro (UFBA), CASA DO Benin, Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador






Cañizares apresenta exposição Vivo com Vivo/Vivo Convivo da artista Eleonora Gomes

Publicado em: 10 de jun de 2019


Exposição será aberta 10/06/2019, às 17h, na Galeria Cañizares.





Antônio, Tempo, Amor e Tradição – Ano XXIII

Publicado em: 05 de jun de 2019


A Escola de Belas Artes convida para as atividades da exposição “Antônio, Tempo, Amor e Tradição”.

Acompanhe a programação:

 






© 2016 Todos os direiros reservados - Desenvolvido por uma cria da casa