Oficina Incorporações plásticas sobre corpos cerâmicos

Publicado em: 18 de set de 2019


Convidamos para a segunda oficina do projeto Fluxos: acervos do Atlântico Sul, cuja programação se estende até dezembro no Museu Afro-brasileiro da Universidade Federal da Bahia e na Casa do Benin. A atividade “Incorporações plásticas sobre corpos cerâmicos”, será ministrada pelo artista visual soteropolitano Mário Vasconcelos e ocorrerá no dia 21 de setembro, às 13h. A participação é gratuita e direcionada à mulheres negras, cujo objetivo é discutir, apresentar, reinterpretar as “bonecas Akoaba” do povo Ashanti de Gana, propondo uma atualização crítica da noção de “fertilidade feminina”. A inscrição será feita no local.

Fluxos: Acervos do Atlântico Sul.
Oficina – Incorporações plásticas sobre corpos cerâmicos.
Ministrante: Mário Vasconcelos.
Data: 21 de setembro de 2019.
Horário: 13h00-16h00.
Público alvo: mulheres negras.
Local: Casa do Benin.
Baixa dos Sapateiros, 7 – Pelourinho, Salvador.
Atividade gratuita






Escola de Belas Artes da UFBA abre inscrições para a terceira edição do Colóquio de Fotografia da Bahia

Publicado em: 06 de set de 2019


O III Colóquio de Fotografia da Bahia será realizado nos dias 24 e 25 de outubro de 2019 no Salão Nobre da Escola de Belas Artes da Bahia. Este ano o evento tem por eixo temático a Fotografia na América Latina, seus percursos e protagonistas. A entrada é gratuita, mas limitada à lotação do espaço. As inscrições podem ser feitas pelo formulário eletrônico em https://tinyurl.com/y6lemy9s

O Colóquio de Fotografia se propõe a promover o diálogo entre autores de pesquisa acadêmica, geralmente vinculados a programas de pós-graduação, e os criadores artísticos, que experimentam a fotografia no plano poético.






Professores da EBA participam da exposição coletiva Diáfanas Presenças

Publicado em: 05 de set de 2019


A partir do dia 12 de setembro o Museu de Arte da Bahia recebe a mostra coletiva Diáfanas Presenças – oito poéticas digitais-analógicas que reúne a produção dos artistas visuais Celeste Almeida, Eriel Araújo, Josemar Antonio, Luisa Magaly, Mário Vasconcelos, Raoni Gondim, Renata Voss e Rodrigo Seixas. Cada artista apresenta uma série de trabalhos que surgem da investigação da materialidade dos processos fotográficos e suas potencialidades.

Os trabalhos transitam por técnicas diversas de revelação fotográfica analógica, como a foto transferência, cianotipia, fotocerâmica, empoeiramento (dusting on) e carbonização, a partir de temáticas que permeiam os campos filosóficos, sociológicos, afetivos, espiritualistas e dos estudos de gênero e sexualidade. Esta exposição apresenta resultados de pesquisa contemplada pela Chamada Universal MCTI/CNPq Nº 01/2016 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizada na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Estes trabalhos serão publicados em livro com previsão de lançamento para outubro deste ano.

A mostra tem visitação gratuita e segue até o dia 13 de outubro de 2019, de terça a sexta, das 13h às 19h e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.

SERVIÇO:
O que: Exposição Diáfanas Presenças – oito poéticas digitais-analógicas
Celeste Almeida, Eriel Araújo, Josemar Antonio, Luisa Magaly, Mário Vasconcelos, Raoni Gondim, Renata Voss, Rodrigo Seixas.
Abertura: 12 de setembro, 19h.
Visitação: 13 de setembro a 13 de outubro de 2019. De terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.
Onde: Museu de Arte da Bahia – Av. Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória. Tel: (71) 3117-6902/08






Arte, Ação, Expressão & Pintura

Publicado em: 03 de set de 2019


A EBA convida para a Oficina Arte, Ação, Expressão & Pintura. A ação formativa visa desenvolver o potencial temático e criativo dos participantes. Com carga horária de 20 horas, procura estimular o conhecimento técnico e prático da pintura.
 
DATAS/HORÁRIOS: 09, 16, 23 e 30/08 e 06, 13 e 20/09/2019, das 14h às 17h (todas as sextas-feiras)
LOCAL: Escola de Belas Artes da UFBA, Rua Araújo Pinho, 212, Canela.





COMUNICADO DA DIREÇÃO

Publicado em: 03 de set de 2019


Comunicamos que no período de 08 a 27 de setembro de 2019, por motivo de gozo de férias da Diretora Profa. Dra. Nanci Santos Novais, a Vice-Diretora, Profa. Dra. Rosa Gabriella de Castro Gonçalves, ficará a frente da Direção da Escola de Belas Artes.

Profa. Nanci Santos Novais
Diretora da Escola de Belas Artes – UFBA






Oficina Objetos e histórias da diáspora africana  

Publicado em: 28 de ago de 2019


Intervalo – fórum de arte
Oficina Objetos e histórias da diáspora africana  

Convidamos para a segunda oficina do projeto Fluxos: acervos do Atlântico Sul, cuja programação se estende até dezembro no Museu Afro-brasileiro da Universidade Federal da Bahia e na Casa do Benin. Quais são as histórias que os objetos ancestrais guardam? Nesta oficina serão trazidas as nkaringanas (histórias a volta da fogueira), que são espaços de transmissão de conhecimento de geração para geração, como um convite para falar sobre travessias, paisagens e rituais.

Fluxos: Acervos do Atlântico Sul
Oficina Objetos e histórias da diáspora africana
Ministrantes: Lia Krucken com Nympini Khosa (Moçambique)
Inscriçõesintervalo.forumdearte@gmail.com até o dia 30/08
Data: 31/08
Horário: 14 às 17h (Classificação Livre)
Local: Casa do Benin
Baixa dos Sapateiros, 7 – Pelourinho, Salvador
Entrada gratuita

********
Lia Krucken é artista e pesquisadora interdisciplinar. Investiga textualidades, migrações e deslocamentos na arte contemporânea, com foco na arte afro-brasileira. Participa do coletivo de arte Insurgentes, em Berlim (Alemanha), e do Esfinge Coletivo Ancestral, em Coimbra (Portugal). É professora visitante do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFBA.

Nympini Khosa (ou DULCÍDIO COSSA) é natural de Moçambique e vive no Rio de Janeiro. Antropólogo, é doutorando em Antropologia Social pela UERJ. É escritor e artista, tendo como tema a ancestralidade e os rituais de religiões de matriz africana.






Galeria Cañizares apresenta “Pelo Vestígio”, de Andreza Pires

Publicado em: 28 de ago de 2019


“Os tempos capilares de Andreza Pires

Tecendo memórias e costurando tempos… Fio a fio, Andreza Pires ‘leva o arco-íris em cada fio do cabelo’, como nos fala Cecília Meireles. Potencializa a matéria com seus vários matizes, colhidos de distintas pessoas.

Entre o bi e o tridimensional, explora os limites físicos do cabelo, em suas infinitas possibilidades plásticas, deixando vestígios do outro e expandindo a pintura até al- cançar a volumetria.

Amalgamadora de vidas em arte, essa artista inquieta transita entre distintas linguagens: fotografia, performance, vídeo, pintura e escultura. Invade e ocupa outros espaços onde faz coexistir histórias e formas em busca de uma nova linguagem.”

Viga Gordilho

 

SERVIÇO: Exposição Pelo Vestígio
Artista participante: Andreza Pires
Abertura: Segunda-feira, 02 de setembro às 17h até 20h
Visitação: 03/09 até 13/09/2019, das 11h às 16h
Local: Galeria Cañizares – Escola de Belas Artes – Universidade Federal da Bahia – Avenida Araújo Pinho, 212 – Canela – Salvador-BA

 






Escola de Belas e OAB promovem palestra na UFBA

Publicado em: 22 de ago de 2019


O Direito Autoral nas Artes Plásticas é o tema da próxima edição do projeto “Propriedade Intelectual Itinerante”. Evento terá com palestrante o Dr. Rodrigo Moraes, professor de Propriedade Intelectual da Faculdade de Direito da UFBA e presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB-BA.

SERVIÇO: O Direito Autoral nas Artes Plásticas – Conceitos fundamentais e casos práticos
QUEM: Dr. Rodrigo Moraes, professor da Faculdade de Direito (UFBA)
ONDE: Escola de Belas Artes da UFBA, Rua Araújo Pinho, nº. 212, Canela. Salvador-BA
QUANDO: 05 de setembro de 2019, 19h

Entrada gratuita.






Ciclo de debates “Fluxos – Acervos do Atlântico Sul”

Publicado em: 22 de ago de 2019


O ciclo de debates “Fluxos – Acervos do Atlântico Sul”, iniciativa do Intervalo – Fórum de Arte, terá seu terceiro encontro no dia 2 de setembro, às 18h30, na Biblioteca do Goethe-Institut Salvador-Bahia, com uma conversa aberta que reúne a pesquisadora e curadora Diane Lima, o pesquisador e professor Sidnei Barreto Ferreira de Sàngó e o curador Fabian Saavedra-Lara (Chile/Alemanha), residente do Programa de Residência Artística Vila Sul. A partir do tema “Decolonizando os acervos de arte africana e afrobrasileira: desafios, potenciais e limites”, o debate foca nas práticas decoloniais que lidam com acervos e coleções de forma crítica, no intuito de contar outras histórias e afirmar outras perspectivas.

SERVIÇO: Fluxos – Acervos do Atlântico Sul
QUEM: Diane Lima (pesquisadora e curadora), Sidnei Barreto Ferreira de Sàngó (pesquisador e professor) e Fabian Saavedra-Lara (curador, Chile/Alemanha)
QUANDO: 02 de Setembro de 2019, 18h30
ONDE: Biblioteca do Goethe-Institut Salvador-Bahia

A entrada é gratuita, com classificação livre.






Universidade na Praça – A UFBA é nossa!

Publicado em: 19 de ago de 2019


Apub convoca comunidade para participar do evento Universidade na Praça. A ação acontece dia 30 de agosto no Campo da Pólvora.

 

(DIVULGAÇÃOPrezados e prezadas,

Como já informado em comunicações anteriores, a Apub Sindicato organiza – com o apoio de docentes das unidades da UFBA – o evento “Universidade na Praça – A UFBA é nossa!”, para o dia 30 de agosto, no Campo da Pólvora. O objetivo desse evento é expor as atividades e projetos realizados pela universidade, abrindo o diálogo com a sociedade, em especial estudantes secundaristas, sobre a importância e impacto da produção do conhecimento no cotidiano.

A organização do evento já está em andamento. Foi constituída uma Comissão Organizadora e realizadas algumas reuniões com o objetivo de envolver as unidades da UFBA e saber quais estão desejam participar e o que pensam em expor no evento. Já demonstraram interesse a Escola de Música, FFCH, Politécnica, Economia, Belas Artes, Educação, Medicina, IHAC, entre outras. A próxima – e última reunião será no dia 22 de agosto (quinta-feira), às 15h, na sede da Apub (Rua Professor Aristides Novis, 44 – Federação). Instamos todos e todas a estarem presentes para fecharmos definitivamente a programação do evento.

Abaixo, algumas informações básicas:

– INFRAESTRUTURA: Serão montadas pela empresa LITORAL, contratada pela Apub, entre 8 e 10 tendas 4×4 para a exposição das atividades, mais um “coreto” central com um palco 8×6 para apresentações artísticas com camarim climatizado (vide planta nos slides em anexo). Cada tenda será equipada com um ponto de luz e duas tomadas 220V, além de uma ou duas mesas e quatro cadeiras. Qualquer material adicional será de responsabilidade dos/as expositores/as.

– HORÁRIO E PROGRAMAÇÃO: O evento acontecerá entre 10h e 20h. Nesse período, além da exposição nas tendas, devem acontecer atividades no palco central (apresentações musicais, declamação de poesia, teatro, dança, roda de conversa, etc, de acordo com a disposição de cada unidade)

– DIVISÃO DAS TENDAS: Como o número de tendas disponível é menor que o total de unidades da UFBA, a decisão da Comissão Organizadora foi realizar um agrupamento temático e interdisciplinar, que segue:

TENDA 1: ESTUDANTES DA UFBA

TENDA 2: CURSOS E UFBA NO MUNDO

TENDA 3: UFBA E SUSTENTABILIDADE

TENDA 4: UFBA E EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

TENDA 5: CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA UFBA

TENDA 6: UFBA E SAÚDE

TENDA 7: SER HUMANAS NA UFBA

TENDA 8: ART’UFBA

Está em estudo a possibilidade de inclusão de mais uma ou duas tendas que seriam “MEMÓRIA E PATRIMÔNIO” e “EDUCAÇÃO”. Além dos temas mencionados, cada tenda levará também o nome de uma personalidade formada ou que tenha sido docente da UFBA.

Cada unidade é livre para avaliar em qual das tendas deseja estar.






© 2016 Todos os direiros reservados - Desenvolvido por uma cria da casa