Artistas debatem livro de artista

Publicado em: 19 de out de 2018

No dia 17/10, no auditório da Facom, aconteceu um bate-papo com as artistas/autoras Taygoara Aguiar, Lia Cunha e Laura Castro sobre processos, caminhos e perspectivas das publicações de artista em Salvador/BA. A conversa girou em torno do universo das feiras de arte impressa que aconteceram na cidade nos últimos anos e sinalizou uma tendência à produção coletiva de livros de artista. Foi lançada ainda uma proposta de criação de uma ACCS que possibilitasse a aproximação entre os mestres das artes gráficas soteropolitana e a Universidade, por meio do estudo e produção de livros de artista. Durante o evento, foi lançada a primeira edição da revista MIOLO, acompanhada da chamada pública para a submissão de trabalhos para o próximo número da publicação.

As publicações de artista encontram-se na interseção entre a literatura e as artes visuais. Surgem no momento em que o livro transcende sua funcionalidade e passa a ser um objeto de arte contemporânea. Uma forma de expressão sensível que se apropria da sequência e da estrutura do códex literário, subvertendo-os em prol de uma mensagem poética. Ainda que à margem do sistema de arte tradicional, nos últimos anos, esse tipo de publicação ganhou força e tem sido parte das estratégias de produção e circulação dos artistas da cidade.

Texto e fotos: Taygoara Aguiar


Marca D’água 2018: inscrições encerram esta semana

Publicado em: 18 de out de 2018

(Divulgação) Publicadores de todo o Brasil podem participar da Feira de Impressos e Publicações Independentes,
as inscrições para expositores vão até 19 de outubro

A Associação Fotoativa abre inscrições para expositores interessados em participar da Marca D’água – feira de impressos e publicações independentes que culminará nos dias 1 e 2 de dezembro. A iniciativa propõe criar espaço de compartilhamento para que o movimento de criadores na cidade possa se conhecer, reunindo em um final de semana impressos e publicações artesanais nas mais diferentes linguagens, trabalhos autorais, individuais e/ou coletivos, selos e editoras independentes. A novidade deste ano é que a convocatória está aberta para publicadores de todo o Brasil.Na programação, o público é convidado a conhecer o universo das publicações independentes a partir de rodas de conversas, oficinas, relatos de experiência, lançamentos de livros e laboratórios de vivência gráfica. Este é o segundo ano consecutivo de realização da feira em seu formato expandido, já que a Fotoativa realiza pequenos formatos da Marca D’Água durante o Projeto Circular ao longo de todo o ano.A Marca D’Água é uma iniciativa do Laboratório de Projetos da Fotoativa e de artistas parceirxs. A organização da feira é um trabalho colaborativo entre Camila Fialho, Dairi Paixão, Débora Flor, Galvanda Galvão, Nathalia Almeida e Tayná Cardel.

 

Oficina de cartaz à mão, durante a feira em 2017. Foto: Elton Galdino. Cartaz: feito à mão por Raphíssima.

 

Conheça mais sobre a Marca D’Água deste ano:

_Serão disponibilizadas 20 bancadas. Cada bancada dá direito a uma mesa de 70cm x70cm e duas cadeiras, numa área de 1016x670cm, podendo comportar um número variado de participantes/coletivos/marcas, a critério dx proponente, além de um varal.

_A taxa de participação é o valor único de R$ 100,00 por bancada, durante os dois dias.

_Cada expositor(a) é responsável por seu material expositivo, pela montagem/desmontagem, produção e manutenção de seu espaço durante o evento.

 

Feira em 2017. Foto: Claudio Ferreira.

 

Inscrições: https://form.jotformz.com/82597461725669

As nossas datas:

Inscrições de expositores 18 de setembro a 19 de outubro
Divulgação dxs expositores selecionadxs 21 de outubro (via email)
Pagamento da taxa para participação 22 a 24 de outubro
Divulgaçãolista final de expositores 29 de outubro (via email)
Lançamento da programação 01 de novembro
Montagem expositores 01 e 02 de dezembro de 8h às 9h
Feira Marca D’Água 01 e 02 de dezembro de 2018, de 9h às 18h


*Não são disponibilizadas tomadas individuais por expositor, assim como extensões.

** Será permitida a inscrição de flash tatto (necessário trazer suportes).

[O texto desta postagem é de responsabilidade dos organizadores do evento]


Um olhar sobre a fotografia feminista brasileira contemporânea

Publicado em: 18 de out de 2018

Artigo da pesquisadora Maria Thereza Gomes de Figueiredo Soares (São Luiz/MA) discute as relações de obras produzidas por fotógrafas brasileiras com o movimento feminista. Recupera a história da presença feminina nas artes visuais. Propõe-se a analisar o corpo como “instrumento de discurso”.

Texto completo no arquivo PDF:
Artigo

Foto: Marcela Tiboni


A Crise do comum – Congresso UFBA 2018

Publicado em: 17 de out de 2018

Integrantes do Grupo de Pesquisa Urbanidades da Escola de Belas Artes da UFBA discutem arte e espaço urbano em mesa do Congresso UFBA 2018.

SERVIÇO
Data:
18/10
Hora: 9h às 11h
Local: Biblioteca Universitária de Saúde, Rua Basílio da Gama, 5, Campus Canela, UFBA


Nós que aqui estamos por vós esperamos

Publicado em: 17 de out de 2018

Galeria Cañizares abre exposição na quarta, dia 17/10, às 18h. A coletiva conta os artistas Aislane Nobre, Andreza Pires, Chancko Carann, Lara Perl, May HD, Patrícia Martins, Pedro Silveira, Piular Vargas e Thalita Andrade.

A curadoria das obras é de Eriel Araújo, professor da EBA.

Serviço
Abertura: 17/10, às 18h
Conversa com artistas: 17/10, às 19h
Local: Galeria Cañizares, Av. Araújo Pinho, 212, Canela

 


Fotografia do primeiro andar do casarão, com vista dos corrimãos da escada e dos quadros nas paredes.

1o Prêmio Bienal de Artes Visuais Profa Malie Kung Matsuda

Publicado em: 17 de out de 2018

Apresentação

O presente Regulamento estabelece os princípios e regras que rege o concurso do 1o PRÊMIO BIENAL DE ARTES VISUAIS PROFA. MALIE KUNG MATSUDA – uma iniciativa do Sr. Martin Kung com apoio da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, perseguindo o objetivo de apoiar à formação de novos artistas visuais e/ou coletivos de artistas oriundos do Curso de Artes Plásticas da referida instituição.

Para esta realização o Sr. Martin Kung faz uma doação à Escola de Belas Artes no valor de 10.000,00 (dez mil reais), valor que será dividido entre os premiados: 1o Lugar =5.000,00 (cinco mil reais), 2o Lugar = 3.000,00 (três mil reais) 3o Lugar -2.000,00 (dois mil reais).

Sendo autor e benemérito do referido prêmio, o Sr. Martin Kung nomeia-o PRÊMIO BIENAL DE ARTES VISUAIS MALIE KUNG MATSUDA, uma homenagem à sua irmã, Malie Kung Matsuda, Graduada em Pintura na Escola de Música e Belas Artes da Universidade Federal do Paraná, Mestra em Artes pela UFBA e dedicada Professora de História da Arte por mais de 25 anos nesta instituição.

O Sr. Martin Kung deixa registrado também uma cláusula que este Prêmio seja direcionado somente para o Curso de Artes Plásticas da EBA-UFBA, nesse sentido só os graduados do referido curso a partir do semestre 2017.1 poderão concorrer, por ser o ano de 2017 o ano comemorativo.

Se caracteriza como o 1o PRÊMIO BIENAL DE ARTES VISUAIS MALIE KUNG MATSUDA por ser este o primeiro ano de sua realização, ano que encerra as comemorações dos 140 anos da fundação da referida instituição, com intuito de ser realizado no período de dois em dois anos, bienalmente.

Missão, objetivos e âmbito

Instituído em 11 de dezembro de 2017, em sessão pública realizada no Salão Nobre da Escola de Belas Artes, por conta das Comemorações dos 140 anos de fundação da supra citada com a missão de estimular a produção das artes visuais contemporâneas, no âmbito acadêmico, dando apoio e incentivo aos novos artistas recém diplomados pela referida Escola.

Para informações sobre regulamento, edital e inscrições, por favor, consulte os arquivos abaixo.

Regulamento Prêmio de Artes Visuais Profa Malie Kung Matsuda

Edital Prêmio de Artes Visuais Profa. Malie Kung Matsuda


Últimas vagas para a Semana do Servidor da UFBA

Publicado em: 16 de out de 2018

Inscrições serão encerradas no dia dia 17/10/2018.


Congresso da UFBA 2018 e sua cerimônia de abertura

Publicado em: 16 de out de 2018

O Congresso da UFBA 2018, com o tema “E agora, Brasil? A Universidade e os desafios desses novos tempos”, terá sua  cerimônia de abertura hoje, dia 16 de outubro, às 18 horas, no Teatro Castro Alves, com a conferência do professor emérito da UFRJ Prof. Muniz Sodré.

Registro importante: os ingressos para a cerimônia de abertura estão disponíveis gratuitamente na bilheteria do Teatro Castro Alves desde as 10 horas da manhã de hoje; cada pessoa poderá pegar até, no máximo, dois ingressos.

Confiram a programação do congresso no site Congresso da Universidade Federal da Bahia em 2018.

Gabinete da Reitoria

Universidade Federal da Bahia


Galeria Cañizares recebe inscrições para exposições em 2019

Publicado em: 15 de out de 2018

Estão abertas do dia 15 de outubro até o dia 30 de novembro de 2018 as inscrições de projetos de exposição para ocupar em 2019 o espaço da Galeria Cañizares. Podem se inscrever através do e-mail galeriacanizares@ufba.brartistas e/ou curadores de todo o Brasil com propostas em artes visuais. Os projetos serão avaliados e selecionados por uma comissão formada por professores, artistas e curadores.

Deverão ser enviados para o e-mail da Galeria os seguintes documentos: o formulário de solicitação de pauta preenchido e assinado – disponível em http://www.belasartes.ufba.br/galeria-canizares/; o projeto de exposição; o projeto expográfico; o currículo e o portfólio artístico.

A Galeria Cañizares está vinculada à Universidade Federal da Bahia, como parte da Escola de Belas Artes (EBA). Localizada no Bairro do Canela, a Galeria foi fundada em 1970, e tem mantido um calendário de exposições gratuitas de trabalhos de artistas, curadores e pesquisadores de diversas regiões. As pautas da Galeria incluem mostras permanentes, além de exposições regulares da produção artística dos estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade. As pautas externas são definidas em editais de ocupação do espaço.

Informações:

http://www.belasartes.ufba.br/galeria-canizares/

galeriacanizares@ufba.br

 


Último mês para inscrição na Pós em Arte Educação da UFBA

Publicado em: 11 de out de 2018

Processo seletivo segue até 09 de novembro/2018

O Curso de Especialização em Arte Educação: Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia – EBA/UFBA, segue com inscrições abertas até o dia 09 de novembro no blog http://arteeducacaoebaufba.blogspot.com. São 70 vagas para licenciados e graduados. O processo seletivo é via análise curricular e entrevista presencial (de 19 a 23 de novembro).

Trata-se da única pós-graduação em Arte Educação da Bahia. O público alvo, majoritariamente, são professores, pedagogos, educadores, agentes culturais, artistas e profissionais da educação, possibilitando uma formação continuada, voltada às práticas e teorias de arte e educação escolar.

Com foco em arte africana, arte indígena, manifestações culturais, políticas públicas e gestão em arte, o curso reúne professores das áreas de Educação, Teatro, Dança, Música, Artes Visuais e Comunicação, do Instituto de Humanidades Artes e Ciências (IHAC) da UFBA, da UNEB e do IFBA. São 12 módulos disciplinares integrados, abordando conteúdos de arte e tecnologia; saberes e herança cultural; pedagogia da performance; laboratório de expressão do corpo, ritmo e musicalidade; manifestações culturais brasileiras; identidade e diversidade cultural.

O programa ainda inclui uma vivência de cinco dias na Vila de Igatu – Chapada Diamantina, com aulas ministradas por Griôs da região, integrada ao Programa de Intervenções Arte Educativas em Comunidades, possibilitando que os alunos também promovam oficinas nas escolas conveniadas ao Programa e apresentações culturais na cidade. “O diferencial, além do diploma de pós-graduação em uma das mais tradicionais faculdades do país, é a vivência de campo e a possibilidade de aprofundar conhecimentos sobre as diferenças culturais contemporâneas, aplicando essas transformações socioeducativas no ensino da arte e incentivando o desenvolvimento de pesquisas em arte educação”, afirmou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFBA, Ricardo Biriba.

O curso começa em fevereiro de 2019. São 18 meses de aulas (uma semana por mês, das 18h às 22h) e seis meses de orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Serviço:

Especialização em Arte Educação: Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas

Inscrições: http://arteeducacaoebaufba.blogspot.com

Período: Até 09 de novembro/2018

Processo Seletivo (análise curricular e entrevista presencial): 19 a 23 de novembro

Início das aulas: Fevereiro de 2019

Mais informações: (71) 3283-7922 / (71) 98897-4610 e arteeducacaoufba@gmail.com


© 2016 Todos os direiros reservados - Desenvolvido por uma cria da casa