Comunicado 04/2021

Publicado em: 08 de abr de 2021


A Comunidade da EBA, em respeito ao momento grave da pandemia, decide prorrogar a gestão da diretoria atual, através de Portaria do Reitor Prof. João Carlos Salles, até que haja condições necessárias para a realização de uma consulta presencial para a eleger os gestores que atuarão na EBA-UFBA período de 2021 a 2025.

Comunicado n. 04/2021 – EBAUFBA

Portaria 12mar2021 DOU






Está aberta a temporada de realizações de altas expectativasss

Publicado em: 06 de abr de 2021


A gente trabalhou muito por esse momento, e com grande orgulho, viemos anunciar a programação completa da 2° Bienal – Processos e Trajetos.

O trabalho pesado de construção do novo posicionamento da Alinhavo no ano passado, merecia essa programação caprichosa para ser apresentado. Ser a Empresa Júnior da Escola de Belas artes, é ser muito plural, por isso, fizemos questão de honrar com o título, trazendo um evento online multidisciplinar e multiplataforma. Vai ter podcast, mesa ao vivo e muito conteúdo aqui pra gente conversar sobre tudo que fala um pouco do que é ter raízes na EBA.

Estamos contando com muitos convidados bacanas e cheios de experiência ricas pra trocar nos bate papos que vem vindo nos próximos dias, e além disso, para contar sobre nossas histórias, não poderíamos deixar de fora a galera linda que fez parte da nossa equipe lá atrás: As gestões antigas! Estarão conosco aqui nesse evento, diversos ex membros. Eles que vão mediar as boas conversas que vão rolar.

Esperamos que vocês se divirtam assim como nós!
Estamos te esperando ❤

Alinhavo






Conversa com artistas – Exposição “A exceção e a regra: emergências urbanas”

Publicado em: 24 de mar de 2021


Convidamos para a 2° Conversa com artistas da exposição A exceção e a regra: emergências urbanas. 
Nesta série de Diálogos nos encontraremos com artistas participantes e interlocutores convidados para conversar em torno de uma questão. O primeiro desses encontros, será mediado por Ines Linke.
Conversaremos com as/os artistas Coletivo de Ações Poéticas Urbanas, Visualesco, Marcelo Terça-Nada e Beatriz Rodrigues e com a interlocutora Junia Mortimer em torno da questão QUAIS AS POTÊNCIAS DAS MEMÓRIAS/TENSÕES URBANAS?
A exposição “A exceção e a regra: emergências urbanas” busca reunir um conjunto de ações e intervenções urbanas, fotografias, registros de ações performativas que tomam as ruas e ocupam os espaços da cidade, ligados a temáticas, problemas e necessidades de contextos específicos, práticas transdisciplinares e colaborativas realizados em espaços públicos. No texto “A exceção e a regra”, 1929-1930, Bertolt Brecht tensiona a dimensão ficcional e narrativa da realidade, apontando para a inversão da lógica do uso da regra e da exceção. Tomamos de empréstimo esse raciocínio para pensar a condição do urbano no atual contexto da pandemia, ao inverter a lógica de usos do espaços, abolir a esfera pública, e acentuar as desigualdades, reduzindo a experiência espacial às atividade do espaço doméstico/privado/virtual. A exposição pretende a criação de uma constelação de distintas ações urbanas para refletir sobre as atuais urgências e emergências do espaço urbano por meio da arte, repensando os mecanismos que tornam a cidade exceção e as formas de existência e resistência diante dessas transformações. A exposição pode ser vista através do site: http://urbanidades.hotglue.me/. Este projeto faz parte das atividades do grupo de estudos Urbanidades (PPGAV/UFBA).
A conversa será realizada online no dia  25 de março (quinta-feira), às 19 horas. Faça a sua inscrição abaixo para receber o link e participar do encontro.
Faça a sua inscrição abaixo para receber o link e participar do encontro:

Att,

Grupo de pesquisa Urbanidades (PPGAV/UFBA)





Monitoria Voluntária (Edital 01.2021 – Departamento II)

Publicado em: 16 de mar de 2021


O Departamento de Expressão Gráfica e Tridimensional da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia UFBA divulga Edital para Seleção de Monitoria Voluntária para as disciplinas EBA133 e EBA 134 – Expressão Tridimensional I e II – 02 vagas – Prof. Wagner Lacerda e EBAA61 – Processos Experimentais em Fotografia – 01 vaga – Prof. Eriel Araújo.

Inscrições: 16 a 29/03/2021

Edital Interno n. 01-2021-Departamento II
Formulário de Inscrição






Edital Interno n.02/2021






Edital n.02/2021






Edital n.02/2021






Comunicado nº 3/2021 EBA/UFBA

Publicado em: 01 de mar de 2021


Prezadas e Prezados
Professoras, Professores, Servidoras e Servidores Técnicos, Estudantes da EBA/UFBA

Iniciando o Semestre 2021.1 desejo a toda comunidade da Escola de Belas Artes sucesso no enfrentamento de mais esta etapa de grande desafio. Estamos enfrentando a 2ª onda da pandemia, bem mais forte e mais séria, devido às variantes do Coronavírus que se alastra pelo país. Nesse sentido aconselho a todos a seguirem, com bastante cuidado e cautela, as medidas de segurança para que possamos atravessar este semestre com resiliência, solidariedade, confiança de que a vacina vai chegar para todos e esperança de que tudo isso vai passar!

Saudações, saúde e paz!

Profa Nanci Novais
Diretora






A EBA no Congresso da UFBA 2021

Publicado em: 21 de fev de 2021


Acompanhe as atividades da Escola de Belas Artes no Congresso Virtual UFBA 2021. As apresentações serão transmitidas pelo Canal da TV UFBA no Youtube e no site do evento: www.congresso2021.ufba.br.

 22 de fevereiro

10h/Canal da UFBA/Youtube: Onde moram as suas imagens? Aslane Nobre, Celeste Almeida, Davi Bernardo, Eriel Araújo, Josemar Antonio, Karla Melanias, Luísa Magaly, Mario Vasconcelos, Renata Voss, Raoni Gondim. Vídeo que apresenta a pesquisa em artes de membros do Grupo Arte Híbrida (CNPq) reunindo relatos de investigações artísticas abordando seus processos criativos e diversificadas abordagens da fotografia e sua relação com outras linguagens artísticas. Este vídeo é um dos resultados do Programa de Extensão “Ciclo de Fotografia” da Escola de Belas Artes contemplado pelo Edital PaexDoc Tessituras (2020) figurando como forma de divulgação cultural, científica e tecnológica para a comunidade externa.

15h/Sala X: Museus de Arte na Bahia, como gestionar? Edgard Oliva, Alejandra Muñoz, Gisele Nussbaumer.

20h/Sala V: Negríndios – Performance, corpo, violência e representação. Ciane Fernandes, Ricardo Barreto Biriba, Wagner Lacerda de Oliveira.

23 de fevereiro

13h/Sala B: Fôlego; Grânulo. Zé de Rocha.

15h/Sala W: IV Fórum Negro de Arte e Cultura – Mulheres insubordinadas: uma saudação às grandes ancestrais. Amélia Conrado, Evani Tavares, Tamires Lima.

18h/Sala Y: Projeto “Coleção Segundos Passos”. Alan de Lima Pinto, Ines Linke, Lia Krucken, Rogério Félix. Quais temas interessam e quais formas de abordar o pensamento crítico atual nas artes no Brasil? Nesta mesa compartilhamos o projeto “Coleção Segundos Passos”, no qual propomos a construção de uma coleção de textos, imagens e qualquer outro conteúdo a partir de um título-tema. O projeto é uma referência à clássica coleção ‘Primeiros Passos’, um conjunto de livros em pequeno formato editados pela Editora Brasiliense a partir de 1980 que enfoca temas atualizados e pouco explorados nas linhas editoriais acadêmicas da época, em uma linguagem acessível para todos. Os temas para 2021 são: (1) Arte afro-brasileira, (2) Arte e insurgência. Você tem alguma sugestão? Venha compartilhar com a gente. O projeto é uma realização do “Intervalo – fórum de arte”, uma plataforma composta por projetos, encontros, entrevistas, debates, processos curatoriais e formativos, organizado por integrantes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia.

24 de fevereiro

10h/Canal da UFBA/Youtube: Fotoativa e Grupo Arte Híbrida – O mundo lá fora cabe aqui dentro. Celeste Almeida, Davi Bernardo, Débora Flor, Eriel Araújo, Evna Moura, Irene Almeida, Josemar Antonio, Luísa Magaly, Mario Vasconcelos, Marise Maués, Nathália Cohen, Renata Voss, Raphael da Luz, Raoni Gondim, Takeo Komorizono. Vídeo que apresenta uma colagem acerca do processo de criação dos trabalhos que compõem a exposição “o mundo lá fora cabe aqui dentro” que reúne artistas da Associação FotoAtiva (Belém-PA) e do Grupo Arte Híbrida (CNPq) tendo o ambiente da casa como condição para realização dos trabalhos e o tecido como suporte para imagens fotográficas. Este vídeo é um dos resultados do Programa de Extensão “Ciclo de Fotografia” da Escola de Belas Artes contemplado pelo Edital PaexDoc Tessituras (2020).

15h30/Sala J: Processos criativos em ambientes investigativos relacionados com expressões artísticas afrodiaspóricas. Alessandro Malpasso, Ayrson Heráclito Novato Ferreira, Cecília Conceição Moreira Soares, Dante Augusto Galeffi, Ricardo Barreto Biriba.

16h/Sala A: A imaginação tenta um futuro. Sonia Rangel, Zé de Rocha, Cláudio dos Anjos, Yarasarrath Lira.

19h/Sala Z2: Experiências artísticas em projetos inclusivos à comunidade surda. Elinilson Soares, Eurides Nascimento, Lucas Alves, Tamires Lima.

20h/Sala X: Experiências em design de interiores. Larissa Fadigas, Emule Santos, Erika Medeiros.

25 de fevereiro

9h30/Sala V: A experiência extensionista –  “Galeria 360”. Cristiano Piton, Lavínia Silva, Ricardo Bezerra.

15h/Sala J: Diálogos gráficos – uma experiência em desenho. Rodolfo Carvalho, Luís Paixão, Nadson Portugal, Zé de Rocha.

18h/Sala W: Mulheres ilustradoras – Percursos femininos no mercado de ilustração editorial. Larissa Ribeiro, Jamile Menezes, Rebeca Silva, Laiana Vieira, Tamires Lima. A mesa propõe a discussão sobre o percurso feminino na área da ilustração no mercado editorial, dialogando a partir do contexto histórico da ilustração brasileira e as necessidades da profissão relativas à produção autônoma. Iremos apresentar projetos criativos ilustrados por mulheres dentro de um cenário representativo, visando incentivar a produção local e visibilizar ilustradoras.

26 de fevereiro

8h30/Sala I: Experimentos editoriais e curatorias coletivas. Lia Krucken Pereira, Ines Karin Linke Ferreira, Lia Vaquer Cunha, Marcelo Lourenço de Oliveira Filho.

15h30/Sala H: Exceção e a regra – emergências urbanas. Ines Linke, Laura Benevides, Lucas Feres, Lucas Lago.

 






© 2016 Todos os direiros reservados - Desenvolvido por uma cria da casa