CONCURSO SELO EBA 145 ANOS RESULTADO

Publicado em: 04 de jul de 2022


DA ANÁLISE E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

As propostas incritas foram avaliadas pela Comissão Julgadora sem qualquer identificação de autoria das mesmas.

A Comissão Julgadora, segundo critérios definidos no Barema constantes no Anexo I deste edital, chegou a três finalistas. Classificadas como primeira, segunda e terceira colocadas, a seguir:

 

  

1º Colocado

2º Colocado

3º Colocado






EXPOSIÇÃO DOCENTES EM PAUTA 2022

Publicado em: 04 de jul de 2022


“DOCENTES EM PAUTA 2022”

 

A Exposição “Docentes em Pauta” é um Projeto associado ao Programa Permanente de Extensão da Escola de Belas Artes intitulado “Galeria Cañizares em Ação Permanente”, que juntamente com o Programa “EBA em Ação Permanente”, ambos criados e coordenados pela então Diretora, Profa. Nanci Novais, integram o conjunto de ações que recebem o apoio direto do PROGRAMA PPArte da PROEXT/UFBA. O PPArtes é um programa de apoio que não tem edital para seleção de projeto, é um apoio direto e foi criado em 2015 para atender as demandas das Atividades de Extensão Permanente das Escolas de Artes da UFBA.

Assim, registrado no SIATEX, o projeto da Exposição “Docentes em Pauta” criado por iniciativa dos professores doutores Paulo Roberto Oliveira e Carlos Eduardo Góes, sob a coordenação e tendo a curadoria dos mesmos, acontece desde 2015 e continua perseguindo o mesmo objetivo que é promover para toda comunidade interna e externa à academia, uma visão bastante significativa da produção artística e pesquisa acadêmica realizada pelos docentes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.

Nesse sentido, após dois anos de pandemia e restrições sanitárias este projeto retorna de forma presencial em 2022, ano em que a Escola de Belas Artes comemora seus 145 de existência, apresentando uma produção que mesmo em tempos difíceis não deixou de fazer arte e realizar inúmeras ações no campo da pesquisa. Assim, buscando estimular no público extramuros o interesse pelo universo artístico, a exposição “Docentes em Pauta” através dos mais variados estilos resgata a tradição da Escola de Belas Artes que sempre procurou divulgar sua produção acadêmica, revelando um amplo campo de conhecimento gerado por professores-artistas-investigadores que atualmente fazem parte do quadro efetivo da escola.

Coletar, pesquisar, expor, divulgar obras inéditas e os seus respectivos resultados fazem parte desse desdobramento de experiências vividas, quer seja em sala de aula ou no seu atelier, são obras desencadeadas a partir da observação e da reflexão sobre os fenômenos sociais, culturais, naturais e individuais que envolvem o mundo das artes.

Com esse propósito, buscamos aproximar o grande público dessas produções artísticas levando o espectador a transitar em um espaço que se caracteriza pelo fazer. Produzir é multiplicar saberes, diz respeito à cultura e ao conhecimento, é mergulhar em mundo de diversidades que envolvem técnicas, métodos e procedimentos, é promover um diálogo com diferentes campos temáticos e suas correlações com o mundo contemporâneo.

Curadoria

Carlos Eduardo e Paulo Guinho Julho /2022






PANORAMA BELAS ARTES – Trabalhos Selecionados – Convocatória Panorama Belas Artes

Publicado em: 30 de jun de 2022


 

Trabalhos Selecionados – Convocatória Panorama Belas Artes

Com o intuito de incentivar as produções de estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Escola de Belas Artes – UFBA, o Projeto de Extensão Panorama Belas Artes abriu uma convocatória de trabalhos elaborados em componentes curriculares dos cursos realizados no ano letivo de 2021. Divulgamos abaixo a lista de aprovados. Alguns trabalhos foram aprovados com ressalvas. Para que as propostas sigam para publicação, será necessário que estes/as estudantes sigam as sugestões e necessidades de adequações que serão enviadas pela Comissão Científica do Panorama Belas Artes vol II, até o dia 01/07/2022, através do e-mail panoramabelasartes@ufba.br. O prazo para realização das adequações será até dia 07/07/2022, às 18h.
Agradecemos a compreensão e esperamos a colaboração de todas/os/es.

Walter Emanuel de Carvalho Mariano
Claudio Rafael Almeida de Souza
Janari de Jesus Souza
Luana de Jesus Silva
Kaoma Alves Silva
Astria Dias Ferrão Gonzales, Luciene Vieira Pereira e Nelma Cristina Silva Barbosa de Mattos
Ana Clara Araújo Torres, Camila Calvet e Silva, Ester Silva Prates Carigé, Jeisse Castro Silva
Fabrício Dias Medeiros
Muriel Anita Graciela Brossard
Jasi Pereira
Ana Beatriz Fontes






RESULTADO – Seleção Prof. Substituto 2022






ANTÔNIO: TEMPO, AMOR E TRADIÇÃO – ANO 26

Publicado em: 31 de maio de 2022



A Trezena de Santo Antônio está de volta, presencial e com transmissão pelo Instagram do @santoantonioeba !

Depois de dois anos temo o orgulho de anunciar a belíssima celebração junina do santo casamenteiro, tradição de nossa escola em preservar esse costume popular de memória, amor e esperança.
O evento ocorrerá no Casarão da Escola de Belas Artes, Av Araújo Pinho, 212, Canela e contará com uma exposição de trabalhos de diverso artistas com curadoria de @brunadoriainteriores .
A Reza Cantada ocorrerá no espaço térreo do Casarão do Foyer e Galeria do Aluno com a presença do nosso tradicional puxador @roddolfocarvalho além dos 13 noiteiros que proporcionarão 13 noites de celebração ao nosso amado Toinho.A trezena de Santo Antônio é um momento de encontrarmos e reencontrarmos amigos de longa data e proporcionar o surgimento de novos laços com a comunidade.
A produção é de @novaisnanci , @yumarapessoa e com a consultoria de @atelierluizmario , professor da casa e pesquisador da tradição da reza do Santo Antônio.
Agradecemos, também a participação do Magnífico Reitor @jcsalles_ que abrirá nossa trezena com o primeiro altar amanhã às 19h.

Venha participar dessa festa!
Contamos com sua presença!

BAIXE AQUI O LIVRETO COM AS CANÇÕES






PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO

Publicado em: 30 de maio de 2022


Os chefes dos Departamento I e II da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia UFBA, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no Edital no 03/2022 de 27/05/2022, de Convocação para Contratação de Docentes por Tempo Determinado, do Magnífico Reitor da UFBA, publicado em extrato no Diário Oficial da União (DOU) n° 101 de 30/05/2022, e no endereço www.supac.ufba.br, torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Docentes por Tempo Determinado para o cargo de Professor do Magistério Superior/Substituto do Departamento de Expressão Gráfica e Tridimensional da Escola de Belas Artes, de acordo com a legislação pertinente e complementar, mediante as normas e condições contidas neste Edital Interno, publicado na íntegra neste Edital Interno, publicado na Escola de Belas Artes neste site.

Clique no link abaixo correspondente ao concurso que deseja participar, baixe, LEIA E ESTUDE  o edital com atenção.

 

Todas as informações estão contidas no edital. A Escola de Belas Artes, seus departamentos ou respectivas comissões e bancas não se responsabilizam por eventuais atrasos dos candidatos, desconhecimento das informações publicadas ou descumprimento das mesmas.

 

ATENÇÃO!

Caso apresente alguma dificuldade para baixar os editais, sugerimos acessar o site através de uma rede diferente ou desativar o firewall enquanto os arquivos são acessados.






Resultado Final – Eleição para Direção da EBA 2022 – 2026

Publicado em: 23 de maio de 2022


A Comissão Eleitoral divulga oficialmente a chapa vencedora da Consulta para Direção e Vice-direção da EBA, parabenizando os professores Paulo Roberto Oliveira (Diretor) e Edgard Mesquita (Vice-diretor) que compuseram a Chapa 1 vencedora, além de desejar-lhes sucesso no projeto de futuro que traçaram para a EBA.

Baixe Aqui o Comunicado Sobre o Resultado Final






CONCURSO – Selo Comemorativo 145 Anos da Escola de Belas Artes – UFBA – RETIFICADO

Publicado em: 16 de maio de 2022


A Diretora da Escola de Belas Artes da UFBA comunica que estão abertas as inscrições para o concurso DO SELO COMEMORATIVO DOS 145 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ESCOLA DE BELAS ARTES

A Academia de Belas Artes da Bahia, fundada em 1877, a segunda criada no Brasil, seguia o modelo das academias europeias e tinha como referência mais próxima à Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, fundada em 1816, a partir da vinda da Missão Francesa para o Rio de Janeiro, que também possibilitou a introdução do estilo neoclássico no Brasil. Ainda no século XIX, a EBA oferecia cursos de Desenho, Pintura, Escultura, Arquitetura e Música, sendo a sua estrutura simples e eficiente, capaz de atender a tais habilitações.

O ensino era dirigido para à formação do artista acadêmico, que, na área das Artes Plásticas, era conservadora e condicionada ao método da cópia de modelos de gesso de obras greco-romanas ou neoclássicas. Naquele momento, a coleção de “gessos” da Academia de Belas Artes era uma das mais completas do país, adquirida diretamente do Museu do Louvre, pouco depois da fundação da Academia. A partir de 1946, a EBA foi incorporada à, então, Universidade da Bahia, que foi federalizada três anos depois.

Cercada por condições oriundas de uma política acadêmica adotado pelo Reitor Dr. Edgar Santos que privilegiava o ensino das artes em Salvador, a EBA viveu nos anos 1950, um clima de renovação acompanhando as mudanças artísticas que estavam se processando no campo nacional e internacional. Ingressaram professores artistas e arquitetos que introduziram propostas metodológicas de modernização do ensino da arte, tais como Diógenes Rebouças, Bina Fonyat, Lina Bo Bardi, Hansen Bahia, José João Rescala, Mirabeau Sampaio, dentre outros.

A década de 1960 foi um período de reflexão da EBA, marcado pela criação do Curso de Licenciatura em Desenho e Plástica, em 1961. Além de inúmeros ajustes de disciplinas e atualizações parciais dos cursos existentes em Artes Plásticas, em meados dos anos 1980 começou a ser discutida a estruturação de Cursos na área de Design, resultando a criação dos Cursos de Desenho Industrial e, em 1991, do Superior de Decoração, além da consolidação da área de Pós-Graduação em Artes Visuais, em nível de Mestrado.

A pesar da construção de novos pavilhões de aulas e de ateliês nos últimos anos, a expansão da oferta acadêmica não foi correspondida com um crescimento físico adequado da infraestrutura institucional. Todavia, o Projeto de Reestruturação Curricular dos Cursos de Graduação, considerado a mais profunda e importante reformulação pedagógica de sua história, finalmente fica pronta em 2021. Dependendo agora das aprovações nas instâncias superiores da UFBA para iniciar as implementações dos novos PPCs o que precisará de uma completa reestrutura física das instalações da EBA além da complementação compatível dos quadros docentes existentes, em conformidade com os critérios de qualidade do ensino superior do MEC e, consequentemente, da UFBA.

 

Edital SELO 145 Anos da EBA_RETIFICADO

 

Boa sorte!






ELEIÇÕES EBA 2022 – DEBATE ENTRE CHAPAS

Publicado em: 13 de maio de 2022


Nesta sexta, 13 de Maio de 2022 tivemos nosso tão aguardado debate entre as duas chapas concorrentes ao cargo de diretor(a) da Escola de Belas Artes – UFBA.

Participaram do debate estudantes, técnicos e professores enriquecendo ainda mais o evento ocorrido no Salão Nobre do Casarão.

Seguem as imagens da nossa festa da democracia!

     






© 2016 Todos os direiros reservados - Desenvolvido por uma cria da casa