Congresso Virtual da UFBA 2020

Publicado em: 20 de maio de 2020


Confira os trabalhos da Escola de Belas Artes que participam do Congresso da Virtual da UFBA 2020.
Arquivo PDF (648 KB).

A programação completa do Congresso pode ser acessada no endereço eletrônico do evento.
http://congresso2020.ufba.br






XXIV Edição da Trezena de Santo Antônio da EBA

Publicado em: 19 de maio de 2020


Em face do isolamento social determinado para fazer frente à pandemia de Coronavírus, a comunidade da Escola de Belas Artes da UFBA realizará a XXIVa Edição da Trezena de Santo Antônio da EBA – “ANTONIO, TEMPO, AMOR E TRADIÇÃO”, no período de 1 a 13 de junho, de forma virtual, tendo como tema: “Toninho, por toda pARTE”.

Assim, acreditando que a fé e a devoção transcendem o espaço-tempo e que, mais que nunca, precisamos nos irmanar em uma corrente de luz e esperança, gostaríamos de convidá-lo para participar, DE SUA CASA, do nosso “Santo Antônio da EBA”, quando cada um, com sua OBRA ALTAR, desde sua CASA, fará a Reza Cantada às 19h, em simultâneo, através de “vídeo conferência”.

Como já é tradição, a 1a Noite é da Reitoria da UFBA. Abrirá o evento o Magnífico Reitor, Prof. João Carlos Salles, como Patrono. A 13a Noite é da Escola de Belas Artes, tendo a Diretora Profa. Nanci Novais como Patrona e encerrando o evento.

Professores organizadores:
Nanci Novais, Yumara Pessoa e Luiz Mario

Obs.: A programação está em construção. Para acompanhar e divulgar, seguir a página do Instagram: @santoantonioeba

Nanci Novais
Diretora da EBA-UFBA






Defesa de memorial

Publicado em: 19 de maio de 2020


O Departamento de História da Arte e Pintura da Escola de Belas Artes da UFBA convida a comunidade acadêmica para as sessões públicas de avaliação de desempenho e defesa de memorial da Profª. Drª. Maria Virgínia Gordilho Martins, com vistas à promoção funcional à Classe E, denominação Professor Titular, da Carreira do Magistério Superior Federal, tendo em vista a Resolução UFBA 04/2014.

As sessões serão realizadas com início às 14h:00 do dia 02/06/2020, terça-feira, por meio de videoconferência, cujo link para acesso segue abaixo:
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-virginia-gordilho-martins

A comissão examinadora é composta pelos Professores Doutores João Carlos Salles, presidente, Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, Professora Titular da Universidade de São Paulo (USP); Lucimar Bello Pereira Frange, Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG); Isa Maria Trigo, Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Jolanta Rekawek, Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Ficam estabelecidos como membros suplentes da comissão examinadora os Professores Doutores Luiz Alberto Ribeiro Freire, Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Paulo Cezar Souza Garcia, Professor Titular  da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Maria das Graças de Andrade Leal, Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Para estarem presentes, todos os interessados devem solicitar acesso até o dia 28/05, por meio de mensagem eletrônica ao Departamento de História da Arte e Pintura (depaeba@gmail.com) com o assunto “SOLICITAÇÃO DE ACESSO ÀS SESSÕES PÚBLICAS DE 02/06/20 ÀS 14h:00min.”.






Exposição Contatos

Publicado em: 15 de maio de 2020


Contatos é uma exposição Virtual elaborada para o Congresso UFBA 2020 pelo Grupo Arte Híbrida (EBA-UFBA-CNPq). Diante da pandemia do covid-19, os artistas-pesquisadores foram estimulados a apresentar trabalhos com imagens pensadas a partir da atmosfera atual e seus modos de criação. Esta mostra integra o projeto “A materialidade da imagem e os processos artísticos contemporâneos”, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através da Chamada Universal MCTI/CNPq Nº 01/2016.

https://exposicaocontatos.wordpress.co






III Encontro Regional da ANPAP Nordeste

Publicado em: 15 de maio de 2020


O 3º CONGRESSO INTERSABERES EM ARTE MUSEUS E INCLUSÃO acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto de 2020 e agregado a ele ocorrerá o III Encontro Regional da ANPAP Nordeste. O evento será online e aceita inscrições de comunicações e de trabalhos artísticos até 30 de junho.
Há 10 Grupos de Trabalhos (GT) com temas variados, dentre os quais o GT 10, abaixo descrito, coordenado por professores pesquisadores da Bahia, da UFBA e da UFRB.
Acesse o link do Encontro https://www.even3.com.br/3ciamiufpb2020/ para melhor detalhamento e se inscreva. A ANPAP é a sigla da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas e este é um evento regional.

GT 10 – ESTADO DE POESIA NAS ARTES VISUAIS
Maria Herminia Olivera Hernández (UFBA)
Roseli Amado da Silva Garcia (UFRB)
Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA)
Dilson Rodrigues Midlej (UFBA)

A pesquisa em arte demanda dos artistas e dos investigadores teóricos envolvidos uma perspectiva de total liberdade e autonomia sensível e expressiva de enfoque que extrapola as limitações de contextos sociais, econômicos e políticos.

Estado de Poesia nas Artes Visuais prioriza reflexões sobre a arte e a prática artística, pesquisas em artes visuais (análises produzidas por artistas, acerca de suas poéticas) e sobre artes visuais (investigações por teóricos, historiadores, críticos de arte, curadores e professores).

Estado de Poesia nas Artes Visuais propõe a não acomodação e o confrontamento das ideias inócuas e estabelecidas do que denominamos arte e práticas artísticas, questionando sobre o que se faz necessário para se praticar, hoje, esse Estado de Poesia nas artes visuais, seja como artista, teórico, educador de arte ou fruidor. Podemos afirmar ser o Estado de Poesia uma característica fundante dos processos de investigação e criação? Ou tratar-se-ia de uma utopia? O que fazer para se atingir esse Estado de Poesia? Como tornar constante e contínuo esse Estado de Poesia? Como o Estado de Poesia se coaduna com a especificidade da arte? Seria o Estado de Poesia o propulsor para as inovações técnicas e tecnológicas

Nesse contexto, são tópicos de interesse do Grupo de Trabalho: autonomia da arte; utopias da arte; especificidades da arte; ensino da arte; multidisciplinaridade; história cultural; metodologias de pesquisa em arte e da pesquisa sobre arte; expressões da diversidade artística; representação de minorias na arte; representação étnica na arte; arte feminista; arte queer.

 






Comunicado da Direção

Publicado em: 21 de mar de 2020


Acatando as medidas tomadas na reunião do Conselho da UFBA realizada no dia 18 de março de 2020, por conta da emergência sanitária devido a pandemia instalada do Coronavírus, a Escola de Belas Artes informa que suas atividades acadêmicas e administrativas estão suspensas por tempo indeterminado. Nesse sentido todas as demandas da Secretaria, Departamentos e Colegiados serão reprogramadas quando retornar o funcionamento normal da UFBA, inclusive seguindo um novo calendário que será elaborado pelo CONSEPE.

Como não podemos abandonar as instalações fechadas por muito tempo, como Diretora vou fazer escalonamentos as TERÇAS e SEXTAS FEIRAS para alguma eventualidade e também fazer manutenção de limpeza nos ambientes necessários: Biblioteca, laboratórios, sanitários etc.

Assim prezando pela necessidade de cuidados pela saúde de todos, vamos confiar que venceremos mais este desafio, conscientes que depende muito do esforço e compreensão de cada um de nós.

A DIREÇÃO

OBS: MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO VEJA A NOTA DA REITORIA NO SITE DO UFBA EM PAUTA






Semana Docente Apub

Publicado em: 06 de mar de 2020


O evento acontece entre os dias 09 e 13 de março, na Universidade Federal da Bahia. A programação inclui conversas sobre carreira, salário e aposentadoria.






Exposição uauá maré

Publicado em: 23 de fev de 2020


“uauá maré” reúne 15 pinturas e uma escultura realizadas entre 2018 e 2020. A exposição é uma parte da produção do artista Ricardo Bezerra que incorporou novas narrativas e experiências a partir de sua recente mudança para a cidade de Salvador. “Desde 2016 vivo em Salvador e certamente essa mudança tiveram efeitos nas obras, que incorporaram novas percepções e relações deste mundo novo. Acho que minha arte se permeia dessas experiências e se inserem numa narrativa plástica aditiva”, disse o artista.

Com texto de Rosa Gabriela, a exposição abre dia 3 de março às 17:00 e ficará em cartaz até 18 de março no MAB – Museu de Arte da Bahia – Av. 7 de setembro 2340 , Salvador Bahia.

uauá maré
Pinturas e escultura de Ricardo Bezerra
Abertura: 3 de março às 17:00 hs.
Visitação: 4 a 18 de março de 2020
Local: MAB – Museu de Arte da Bahia – Av. 7 de setembro 2340, Salvador Bahia.
Textos: Rosa Gabriela de Castro Gonçalves e Ricardo Bezerra
Projeto gráfico: Felipe Rezende
Expografia e montagem: Ricardo Bezerra e Felipe Rezende






Curso de extensão “Desenho de Luz nas Artes Visuais”

Publicado em: 18 de fev de 2020


O curso “Desenho de Luz nas Artes Visuais” é direcionado ao desenho de luz integrado à expografia e às artes visuais e objetiva capacitar artistas, produtores e pessoas interessadas em artes e áreas afins. O conteúdo programático, ministrado por Ferna Almeida [iluminadora], Ines Linke [professora e curadora] e Daniela Steele [artista e cenógrafa] contempla: refletores e lâmpadas, desenho de luz, estudo de referências, projeto de iluminação, mapa de luz, visita técnica, exercício prático e montagem.

Local: Escola de Belas Artes [Av. Araújo Pinho, 212 – Canela, Salvador – BA, 41110-150]
Período: 14 e 21/03/2020 – Sábados das 9h – 17h. Sala B – EBA
Carga horária: 14h

As inscrições custam R$ 180 e devem ser feitas até o dia 08/03 através do link: https://bit.ly/2RcpCvD

Maiores informações:
71 98124-4400 (apenas WhatsApp)
desenhodeluz2020@gmail.com






Monitoria Voluntária – História da Arte

Publicado em: 09 de fev de 2020


O Departamento de História da Arte e Pintura da Universidade Federal da Bahia abre inscrições para a seleção de estudantes para o processo de monitoria voluntária no semestre 2020.1, de acordo com o edital em anexo.

Baixar Edital em formato PDF (3.9MB)






© 2016 Todos os direiros reservados - Desenvolvido por uma cria da casa