Perguntas Frequentes

O que é admissão?

É o ingresso na UFBA de candidato admitido formalmente através de algum processo seletivo ou conforme legislação específica. Após convocação, o aluno deverá realizar a sua matrícula. Para alunos ingressantes será fornecido um número que o identificará em todos os procedimentos que realizar posteriormente no curso para o qual foi admitido. A matrícula é feita pela SGC e através de um Edital de convocação específico para cada caso.


O que é SIAC WEB e como faço para acessar o portal?

O SIAC web – Sistema Acadêmico de acesso via web só está disponível, por enquanto, para os alunos ativos. É um portal que disponibiliza ao aluno várias informações acerca da sua vida acadêmica (grade curricular, histórico escolar, comprovante de inscrição semestral em componentes curriculares, dentre outras informações) além de permitir, dentro do período estabelecido no Calendário Acadêmico, que seja feita a renovação de matrícula, semestralmente.

O acesso é feito através de www.siac.ufba.br, o login é o CPF do aluno e a senha é fornecida diretamente pelo sistema, no endereço de e-mail cadastrado pelo aluno (no Colegiado ou na SGC). Após o primeiro cadastro, o aluno tem a liberdade de alterar tanto seu endereço de e-mail quanto sua senha através do próprio sistema.


Como posso ingressar na EBA UFBA?

O ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia pode se dar por uma das seguintes maneiras:

ENEM/SISU:

Realizado anualmente pelo INEP.

Concurso de Vagas Residuais:

Para aqueles que pretendem fazer transferência interna ou externa, que já possuem diploma de nível superior ou que querem realizar integração curricular (se ex-aluno da UFBA). Mais informações: www.vagasresiduais.ufba.br.

Estudante transferido ex-Offício:

Matrícula obrigatória de aluno, decorrente de transferências de servidores públicos ou seus dependentes, em razão de mudança do local do trabalho, no interesse da administração pública, e conforme a legislação em vigor. São admitidas ainda duas formas especiais de matrícula em componentes curriculares da UFBA, não caracterizando vínculo formal com a universidade:

Estudante Especial:

Para estudante de curso superior de outras instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras, ou para graduados dessas instituições ou da própria UFBA, que deseje realizar estudos específicos.

Estudante proveniente de intercâmbio:

Ao estudante credenciado por convênio com instituições nacionais ou estrangeiras ou por convênio, intercâmbio ou acordo cultural entre o Brasil e outros países. Informações sobre datas dos processos seletivos encontram-se no Calendário Acadêmico.


Passei no vestibular e gostaria de saber se posso pedir para aproveitar estudos que realizei em outra Instituição.

O aproveitamento de estudos é disciplinado pelo Capítulo II do Regulamento do Ensino de Graduação e resoluções complementares. Sugerimos que os leia atentamente.

De qualquer forma, no dia e horário estabelecido no Edital de Convocação de matrícula você deverá comparecer e será inscrito em todos os componentes curriculares reservados aos calouros. Já pode levar toda a documentação necessária, pois dispomos de um posto de atendimento avançado e você poderá abrir o processo na hora.
Após isto, você deverá procurar seu Coordenador que poderá fazer os ajustes que ele considerar pertinentes (dentro do período estabelecido no Calendário Acadêmico).

© 2016 Todos os direiros reservados - Desenvolvido por uma cria da casa