Retrato do professor.

Taygoara Aguiar do Carmo Sousa

Professor do departamento de Expressão Gráfica e Tridimensional da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA/UFBA), coordenou o curso de graduação em Design desta instituição (2014-2017) e foi professor orientador da Alinhavo: empresa Jr da EBA/UFBA (2016-2017). Docente dos componentes curriculares (graduação) de computação gráfica, produção e análise da imagem e projeto de Design. Coordenou os laboratórios de computação gráfica, prototipagem e de pesquisa e extensão em design da EBA/UFBA (2014-2017). Tem experiência na área de artes, com ênfase em design e computação gráfica para TV, cinema e publicidade. Atua também como diretor de animações, designer gráfico e editor de videografismo. Fez parte da equipe da Central de Produção Videográfica (CPV) da Rede Bahia de Televisão (2003-2011), onde atuou no desenvolvimento de pacotes videográficos para os programas da rede, arte para o telejornalismo e produção de computação gráfica para os VT’s institucionais da emissora. Mestre em Artes Visuais pelo Programa de pós graduação em artes visuais da EBA/UFBA, com ênfase em design (2013), pesquisou diretrizes para o design da interatividade social na TV Digital Brasileira. Graduou-se em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Bahia (2007) e possui especialização em Arte educação pela EBA/UFBA (2010). Atualmente, em processo de doutoramento no PPGAV-EBA/UFBA, pesquisa autorias e poéticas no design de livros de artista em Salvador. Coordena o Programa de Extensão Núcleo Griot: design, tradição e inovação, onde desenvolve e orienta projetos de animação, videografismo, registro e documentação, design editorial e publicações de artista.

Leciona em: