Convocatória para III Colóquio de Fotografia da Bahia

Data de publicação: 16 de abr de 2019

III Colóquio de Fotografia da Bahia abre convocatória com temática dedicada a América Latina
A Escola de Belas Artes da UFBA promove a terceira edição do Colóquio de Fotografia da Bahia. Este ano o evento tem por eixo temático a Fotografia na América Latina: percursos e protagonistas. Artigos científicos e ensaios fotográficos podem ser inscritos até o dia 2 de junho de 2019.

Inscrição do resumo expandido de artigos e ensaios: até 02/06
Divulgação dos pré-selecionados: 16/06
Entrega dos artigos e ensaios: 21/07
Divulgação dos selecionados: 11/08
Colóquio: dias 24 e 25 de outubro de 2019

O III Colóquio de Fotografia da Bahia celebra os percursos e protagonistas da fotografia latino-americana. Nosso recorte temático acolhe pesquisas científicas e artísticas que investigam aspectos históricos, estéticos, sociais e culturais da produção fotográfica na América do Sul. Esta edição do Colóquio tem como parceiros institucionais o Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, o Consulado do Uruguai em Salvador e a Fototech Brasil.

O III Colóquio aceita propostas em português e espanhol de autores brasileiros e estrangeiros. Os trabalhos inscritos serão pré-selecionados por comitês artístico e científico, constituídos por profissionais reconhecidos. A partir dessa pré-seleção, a equipe de curadores vai montar os painéis temáticos do evento. As pesquisas apresentadas nos dois dias de atividades serão publicadas nos anais do evento.

O Colóquio de Fotografia da Bahia chega ao seu terceiro ano após duas bem sucedidas edições. Em 2017 e 2018 a Escola de Belas Artes reuniu artistas visuais, fotógrafos e acadêmicos para discutir os usos sociais, artísticos e culturais da fotografia. O projeto é uma plataforma que promove o diálogo entre pesquisadores de universidades brasileiras e profissionais da imagem. A cada ano, palestrantes convidados apresentaram questões que atravessam a produção fotográfica no Brasil contemporâneo. No site do Colóquio, pode-se acessar a memória desses encontros.

Para informações detalhadas, acesse o site do Colóquio:

COMISSÃO ORGANIZADORA
Ana Paula Albuquerque