CONCURSO – Selo Comemorativo 145 Anos da Escola de Belas Artes – UFBA – RETIFICADO

Data de publicação: 16 de maio de 2022

A Diretora da Escola de Belas Artes da UFBA comunica que estão abertas as inscrições para o concurso DO SELO COMEMORATIVO DOS 145 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ESCOLA DE BELAS ARTES

A Academia de Belas Artes da Bahia, fundada em 1877, a segunda criada no Brasil, seguia o modelo das academias europeias e tinha como referência mais próxima à Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, fundada em 1816, a partir da vinda da Missão Francesa para o Rio de Janeiro, que também possibilitou a introdução do estilo neoclássico no Brasil. Ainda no século XIX, a EBA oferecia cursos de Desenho, Pintura, Escultura, Arquitetura e Música, sendo a sua estrutura simples e eficiente, capaz de atender a tais habilitações.

O ensino era dirigido para à formação do artista acadêmico, que, na área das Artes Plásticas, era conservadora e condicionada ao método da cópia de modelos de gesso de obras greco-romanas ou neoclássicas. Naquele momento, a coleção de “gessos” da Academia de Belas Artes era uma das mais completas do país, adquirida diretamente do Museu do Louvre, pouco depois da fundação da Academia. A partir de 1946, a EBA foi incorporada à, então, Universidade da Bahia, que foi federalizada três anos depois.

Cercada por condições oriundas de uma política acadêmica adotado pelo Reitor Dr. Edgar Santos que privilegiava o ensino das artes em Salvador, a EBA viveu nos anos 1950, um clima de renovação acompanhando as mudanças artísticas que estavam se processando no campo nacional e internacional. Ingressaram professores artistas e arquitetos que introduziram propostas metodológicas de modernização do ensino da arte, tais como Diógenes Rebouças, Bina Fonyat, Lina Bo Bardi, Hansen Bahia, José João Rescala, Mirabeau Sampaio, dentre outros.

A década de 1960 foi um período de reflexão da EBA, marcado pela criação do Curso de Licenciatura em Desenho e Plástica, em 1961. Além de inúmeros ajustes de disciplinas e atualizações parciais dos cursos existentes em Artes Plásticas, em meados dos anos 1980 começou a ser discutida a estruturação de Cursos na área de Design, resultando a criação dos Cursos de Desenho Industrial e, em 1991, do Superior de Decoração, além da consolidação da área de Pós-Graduação em Artes Visuais, em nível de Mestrado.

A pesar da construção de novos pavilhões de aulas e de ateliês nos últimos anos, a expansão da oferta acadêmica não foi correspondida com um crescimento físico adequado da infraestrutura institucional. Todavia, o Projeto de Reestruturação Curricular dos Cursos de Graduação, considerado a mais profunda e importante reformulação pedagógica de sua história, finalmente fica pronta em 2021. Dependendo agora das aprovações nas instâncias superiores da UFBA para iniciar as implementações dos novos PPCs o que precisará de uma completa reestrutura física das instalações da EBA além da complementação compatível dos quadros docentes existentes, em conformidade com os critérios de qualidade do ensino superior do MEC e, consequentemente, da UFBA.

Edital SELO 145 Anos da EBA_RETIFICADO

Boa sorte!