Retrato 3 por 4 do professor sério, pele branca, cabelos pretos curtos, óculos de grau, barba e bigode grisalhos e vestindo camisa branca

Edgard Mesquita de Oliva Junior

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1982); Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (2006); Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). É professor DE, Adjunto I, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Exerce prática nas linguagens visuais contemporâneas como fotografia, instalação e performance. Atuou como professor de pintura nas oficinas de Artes Visuais do Museu de Arte Moderna da Bahia entre 1994 a 2004 e atualmente desenvolve pesquisa na Fotografia Contemporânea com ênfase na iluminação noturna, mais especificamente com a poética da luz da Lua cheia. Tem realizado exposições no Brasil e no exterior proporcionando difusão do trabalho técnico e teórico no campo da Fotografia Contemporânea. Tem desenvolvido diversos projetos de extensão para iniciantes na técnica da fotografia com abrangência no discurso reflexivo sobre a produção da imagem fotográfica. Possui publicações de artigos acadêmicos em diversos veículos de comunicação, e, desenvolve, também curadorias de exposições. Em 2015 obteve Bolsa CAPES, Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, com permanência de três meses no país Portugal. Na oportunidade, exerceu investigação teórico-prática, com co-orientação do professor Doutor Paulo Bernardino Bastos da Universidade de Aveiro.

E-mail: edmoliva@gmail.com

Leciona em: