arte e política – conversa com Paulo Nazareth

Data de publicação: 30 de abr de 2021

Nossa quinta conversa, com o artista Paulo Nazareth, acontecerá na 5a feira 29/04, das 15h00 às 17h00, no link: http://meet.google.com/qmn-ayvo-jnk

Durante este mês de abril, convidamos 5 artistas/curadorxs/pesquisadorxs para compartilharem conosco insurgências na arte/vida, no Ciclo de conversas “Arte e politica: diálogos, insurgências e aproximações”.

Convidamos todxs, ao longo dos encontros refletir conosco sobre a relação entre arte e política, a partir de ações, projetos e ideias de insurgências (modos de engajamento político, social, cultural, estético e/ou ambiental).

O ciclo de conversa é organizado pelo Intervalo Fórum de Arte, em colaboração com Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Bahia e o Goethe- Institut Salvador-Bahia.

Paulo Nazareth
O trabalho de performance e instalação de Paulo Nazareth ( Borun Nak, Vale do Watu / MG ; velho como o mundo) explora com frequência suas raízes africanas e indígenas. Seu projeto em andamento Cadernos de África é apresentado como parte da programação Journal: uma caminhada de tempo indeterminado que começou em 2013 em sua casa no Morro do Palmital em Santa Luzia / MG [nos arredores do territorio do Povo de Lagoa Santa], cruzando todo Brasil, e posteriormente por todo o continente africano a partir da Cidade do Cabo em direção ao norte. Sua caminhada-performance representa um questionamento lento e em tempo real de sua própria experiência e dos indivíduos que ele encontra em seu caminho,traçando uma sutil matriz de conexões que vincula não apenas pessoas, mas comunidades e histórias compartilhadas. Suas instalações consistem em arranjos de itens colecionados e trabalhos em vídeo que documentam sua jornada. O artista lida com vários assuntos que normalmente estão ligados à raça, ideologia e distribuição desigual do desenvolvimento. Sua prática é ao mesmo tempo interdisciplinar e participativa. Nazareth busca personificar a ideia do artista como conector, decodificador e filósofo.