IV Encontro do Grupo de Pesquisa Modos

Data de publicação: 03 de dez de 2019

Sobre o evento

A História da Arte surgiu europeia, excludente, seletiva, biográfica, masculina, valorativa e tecnicista. Sua construção foi agregando valores e interesses nos vários séculos que sucederam ao século XVI e refletiu as discussões acerca do conceito de arte, suas funções e sentido social. Entre a segunda metade do século XX e as primeiras décadas do século XXI, a despeito dos vários campos de conhecimento, viu-se diante de novas demandas, tão legítimas e óbvias, que nos assustamos com a ideia de elas não terem surgido antes. Fez-se necessário ampliar os limites do conceito de arte assim como fizeram os artistas modernistas e contemporâneos; extrapolar as técnicas artísticas tradicionais; incluir mais mulheres artistas para além das modernistas, com suas produções e as questões que envolvem a expressão feminina na arte; expandir os limites geográficos de interesse para a pesquisa e o ensino; incluir as artes marginais e proscritas; selecionar temas relacionados com as questões de gênero, a problemática de raça e cor; dos socialmente marginalizados; dos problemas que afligem a sociedade como a ecologia, o lixo e a extinção dos povos das florestas, das plantas e animais e toda a variada expressão humana passível de estudo, discussão, compreensão e trato pedagógico.

05, 06 E 07 DE Dezembro, 2019

Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia – Salvador, Bahia

Programação e inscrição no site do encontro.